quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Meu pagerank é maior que o seu! Chupa!


Essa realmente é um tapa na cara de muitos por aí. Nas minhas andanças pela internet acabei descobrindo que o próprio Google não está nem aí com o Pagerank. Ou seja, vejo blogueiros brigando, bradando, mostrando ao mundo o seu alto pagerank, e outros que que ficam na ansiedade toda vez que há mudanças nesse rank, na esperança que fique maior.  E o cálculo complicado então? Eu que sou da área de exatas ainda nem entendi a fórmula para calculá-lo. Será que eles sabem que o Google não está nem aí para isso?

Acabei descobrindo nesse blog que o Google rebaixou o pagerank no Webmaster Tools. Assim como o autor do texto, acredito que muitos, inclusive eu, quase nem acessa essa ferramenta. E eu fui lá comprovar, estava removida mesmo! Leiam o que está escrito no fórum do Webmaster, por um empregado do Google... Não sabe ler inglês? O titio Cido traduz para você:


"Nós estamos dizendo já há muito tempo, para as pessoas  não se concentrarem tanto no Pagerank; muitos donos de sites pensam que é a métrica mais importante para ser monitorada, o que não é verdade. Nós a removemos porque sentimos que era tolo dizer para as pessoas não pensar sobre ela, mas então mostrá-los os dados, implicando no que eles deveriam mesmo observar."

É ou não é um tapa na cara do Google em todos nós?

Para reforçar, no FAQ do Google Sites, leia isso ( que também traduzi, porque sou bonzinho):

Q: O pagerank do meu site sumiu/caiu/não muda faz meses!
A: Não se preocupe e nem se aborreça com isso. Nós atualizamos o pagerank mostrado no Google Toolbar poucas vezes por ano; isso é uma dica respeitosa para que você se preocupe menos com o Pagerank, que é somente um dos 200 indicativos que pode afetar como  o seu site vai ser rastreado, indexado e ranqueado. Pagerank é uma métrica fácil para se concentrar, mas por ser fácil não quer dizer que é útil para você enquanto dono de um site. Se você está procurando por métricas, nós encorajamos você a checar o Analytics, pensar sobre taxas de conversão, retornos em investimentos, relevãncia, ou outra métrica que realmente colabora com ganhos significativos para o seu website ou negócio.

Dãããããã!!!???!!! Nos fizeram de bobos? Por causa de um número, a Juliana Sardinha teve tanta dor de cabeça? E eu que quase arranquei meus cabelos quando o meu pagerank de 4 desceu para 2 ano passado?

Ou seja, o que realmente vale para ter relevância é ter conteúdo, e não um simples número que pode ser arranjado ou manipulado. Rankings aumentam o ego de muitos ( até o meu!) mas se você não tiver bala na agulha,  meu amiguinhos,  não adianta nadica de nada!

Portanto, escrevam sem se preocupar com métricas, pois, se o seu produto tiver qualidade, a relevância  surge, seja a médio ou a longo prazo.

E pensar que eu estava com medo de colocar um domínio próprio neste meu humilde blog de pagerank 4! Ah! Como sou bobinho!

11 comentários:

  1. É Cidão, o blogueiros ligam muito pra Pagerank mesmo, eu tb tenho PG 4 e não ligo muito pra isso não.. o número de visitas é bem mais importante pra mim.. abraço...

    Alberto do Sexy Help Desk publicou um post sobre.. Ejaculação feminina, mito ou verdade?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cidão! Realmente, o melhor dos mundos na internet é a combinação entre conteúdo autêntico e audiência espontânea. A preocupação frenética com pagerank ou autoridade technoratti pode ser prejudicial tanto para blogs pessoais como para os canais corporativos.

    ResponderExcluir
  3. Tem um blog com pg4 e outro com pg3, mas poderia ser bem melhor se eu abrisse para parceria.

    O lance é conteúdo, sobre tudo conteúdo buscado e de qualidade, o que também não me tem despertado preocupação....

    Vejo o blog como algo a longo prazo, ainda mais pq muitos blogueiros desistem....

    ResponderExcluir
  4. É Cidão...quanto esforço desnecessário. Gente trocando tapas, linkando desnecessariamente blogs parceiros, se esmerando para conseguir subir no PR e vc quebra as pernas deles. De minha parte, adorei saber disso aqui.

    ResponderExcluir
  5. I have been a PR0 for years now and I'm not too bothered with PR. You're right when you say blog with quality content is what matters :D

    ResponderExcluir
  6. Alberto: Com certeza, rankings são enganadores. O que realmente importa é o seu público.

    Fábio: O pior é que eu era assim, ok, ainda sou, mas já estou desencanando.

    Hugo: É um longo caminho a percorrer. O lance é conteúdo, e próprio.

    Rogerio: Eu não quebrei as pernas de ninguém, quem fêz isso foi o próprio Google! :)

    Nick: What really matters is audience, and you have a great one. Your content pleases everyone.

    ResponderExcluir
  7. Cidão, não sei dizer se gostei ou não dessa mudança do Google, pq afinal, Blogs com maior Pagerank, são aqueles que mais receberam links, e isso mostra uma certeza relevância, o que significa conteúdo, mas ao mesmo tempo, existiam aqueles que aumentavam o PR da forma artificial, como por exemplo, criando Blogs para se linkarem, por esse motivo, há momentos em que eu considero a decisão do Google certa...

    No texto, vc diz que o Google considera conteúdo acima de tudo (na verdade eles dizem), mas isso não é lá muito verdade, pois os dominios mais antigos, tem prioridades nas primeiras posições, ou seja, mesmo que sue conteúdo, seja melhor e mais linkado que o outro, ele aparecerá atrás do domínio antigo...

    Blogueiros e seu vício por estatísticas e a necessidade de aumentar o EGO.. ai ai!

    Chique em Cidão, visita e comentário Internacional! ;-)

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. AndersonZ1: Eu sou demais!!! :o)

    Nem sempre receber muitos links é sintoma de relevância. Eu ainda cotinuo com a tese de que conteúdo é muito fundamental.

    ResponderExcluir
  9. Eu nem sei direito o que é o page rank da Google, mas como candidato á blogueiro que sou tenho em mente que os principais fatores para uma página de sucesso é um conteúdo atualizado e de qualidade e uma influente rede de amigos.
    Conteúdo e muitos amigos, dá certo na vida real nao dá? Nesse mundo nõ vai ser diferente...
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Nunca me preocupei com esse negócio.

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google