quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Blogger, qual é o teu foco?


É interessante observar de fora no Twitter certas discussões. E que leva a gente pensar e aprofundar no tema. Um usuario do twitter, @alainchristian começou a desabafar e discutir com o @rklau, após o Blogger anunciar a mudança no link "Next Blog" da navbar. Para quem não sabe, @rklau é um dos engenheiros por trás do Blogger, assim como a @siobhanquinn.

O @alainchristian declara a sua frustração com o Blogger, e indaga o porque dessa funcionalidade, já que muitos blogueiros, inclusive eu, esconde a navbar, e outros inclusive a retiram. E ele pergunta então qual é o foco do Blogger.

Eu entendo a posição do @rklau, pois sendo funcionário do Google, não pode ficar comentando sobre as coisas lá dentro, e ele foi bem político, dizendo que o foco são os milhões de blogueiros que usam a plataforma. Eu até mandei um tweet sobre as páginas estáticas, e ele me deu uma resposta bem divertida. Eu escrevi que estava esperando por elas, e ele me respondeu que também, seguido por uma carinha feliz.

E eu comecei a me indagar, qual é o foco do Blogger?

Ser melhor que o Wordpress? Ser a plataforma modelo na internet? Tornar-se mais profissional? E na minha cabeça veio o fato de que no ano passado, o Google tinha comprado uma plataforma de blogs da Coréia, intitulada TextCube. Na ocasião, muitas opiniões surgiram, tais como "Será que desta vez o Blogger vai competir de cabeça com o Wordpress? E assim iria abrir o seu código padrão e se tornar também uma ferramenta gratuita para distribuição em servidores independentes?"

Ou seja, está tudo no lugar certo, na hora certa, com as pessoas certas, mas porque a coisa anda tão parada, tão desmotivante? Ela não anda. Eu sou um ferrenho defensor do Blogger, pela sua facilidade de uso e customizabilidade, e vou até o inferno com ele, mas paciência tem limite. Juro que já cansei as feitas para os usuários. Eles lá (no Blogger) já estão careca de saber o que é que os usuários pedem e querem.

Na boa? Estou cansado de ouvir e ler sobre qual plataforma é a melhor. Cada um que escolha aquela que mais lhe interessar. Eu vou continuar no Blogger. Talvez até compre um domínio personalizado, mas não largarei essa plataforma. Em mais de dez anos usando e abusando da internet, ela é aquela com que me acostumei a trabalhar.

Mas eu preciso engrossar o coro: Blogger, qual é o teu foco daqui em diante? E vocês, colega usuários, também irão aderir ao coro?

11 comentários:

  1. Realmente Cidão, não dá pra entender o Google (e a equipe do Blogger?). Se sabem o que nós queremos, porque não implementam? Será que a intenção deles é dividir o serviço em dois? Um free e limitado, e outro custando os olhos da cara e mais algum órgão para ter acesso a todas funções?
    Não podemos negar que ultimamente têm trabalhado para implementar diversos recursos, porém estes nem tão aguardados pelos usuários eram, aliás, poucos são os blogs que os implementaram.

    Fico com você para engrossar o coro e também irei até o inferno com o Blogger.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o blogger é a melhor plataforma gratuita.

    COnsidero a wordpress a melhor paga.

    Creio que o foco do blogger não é superar o wordpress, mas ser inquestionável como melhor plataforma gratuita...

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda aguardo ansioso por um melhor formulário de comentários!
    O blogger não trouxe nenhuma novidade surpreendente, infelizmente! Mas continuo com ele até fim.

    ResponderExcluir
  4. Oi Gato Cid!

    Óptimo post!!

    É isso mesmo: qual é exactamente o foco do Blogger?

    Amo o Blogger; não pretendo divorciar-me dele; mas ele sabe bem o que penso e o Help está repleto de mensagens minhas a queixar-me de vários defeitos seus (quando casámos tudo era tão lindo e perfeito LOL)! As queixas são tantas que às vezes me pergunto porque continuamos casados...

    Blogger, amo-te; mas tens de mudar; tens de te aprumar..."subito"!!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  5. Felipe: Juro que se eles implementassem um serviço pago, eu até pagaria. o que me incomoda é essa lentidão.

    Hugo: A compra do TextCube prova que o blogger quer competir com o Wordpress lado a lado. Só que as coisas não estão andando...

    Richard: É bom saber que eu não sou o único. E vamos engrossar o coro!

    Max: Nós continuamos porque gostamos da plataforma, e por ser prática e funcional.
    E queremos o melhor!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, o seu post está no deslinks da semana [8] http://migre.me/bzpH

    ResponderExcluir
  7. para mim voces querem d+ ...

    ele ja oferece coisa para caramba mas a maioria não reconhece isto .
    Dou os meus salves ao Blogger e quero que ele continue assim .

    ResponderExcluir
  8. Eu não sei qual é foco do Blogger, mas pelo que percebo, o Google não se importa nem um pouco com uma possível competição com outras plataformas.

    Se você olhar bem, vai perceber que o Google caminha lentamente para uma integração de todos os seus serviços web, com passinhos bem pequenos que é para não pisar em falso.

    Não faria nenhum sentido o Google implementar, por exemplo, um formulário de comentários como o do Wordpress, se o que o Google quer mesmo que é que o usuário esteja logado com a sua conta Google para poder comentar.

    O Google tem explorado bastante a questão da 'identidade' dos usuários na internet e você vai perceber que no futuro, dependeremos diretamente do Google para provar que somos nós mesmos que fizemos um comentário num determinado blog ou deixamos uma mensagem em algum fórum. O próprio FriendConnect e os serviços de API aberta do Google são uma prova disso.

    Só acho que o Blogger ainda não está bem encaixado nos planos de dominação mundial/virtual do Google

    ResponderExcluir
  9. Richard: Obrigado pelo link!

    Marcos: Para quem apenas quer manter um blog sem muitas pretensões, concordo com você. Em termos de plataforma gratuita, é a melhor da rede.

    Teilor: Mas porque então o Google comprou o TextCube? Qual a razão dessa compra se não for para competir com o Wordpress?

    ResponderExcluir
  10. Não tenho como saber o porque do Google ter comprado o TextCube Cidão, mas se você reparar bem o Google tem o hábito de comprar startups ou empresas menores, mesmo quando não tem certeza do que fazer com as mesmas, o Youtube é um exemplo disso.

    Muitas vezes as compras são feitas apenas para algum concorrente não consiga comprar essas empresas e desenvolver em cima da tecnologia das mesmas algum produto que possa concorrer com o Google.

    ResponderExcluir
  11. Teilor: Você está dizendo que o modus operandi do Google é igual ao da Globo? Não acredito que uma empresa do porte dela gaste dinheiro pensando nisso.
    Eu penso que o Google vai entrar no mercado com uma ferramenta gratuita para distribuição em servidores independentes.
    Na verdade, quem viver verá!

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google