terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Novidades no Chrome: Fim do suporte para os aplicativos da Chrome Web Store

A Google vai encerrar o suporte para aplicativos da Chrome Web Store já a partir deste ano. As extensões que você possui vão continuar a ter suporte.

Adicionar legenda

 A Google há mais de três anos, vem planejando a eliminação dos aplicativos da Chrome Web Store, pois a empresa acredita que o futuro reside nos Progressive Web Apps. E isso vai começar a acontecer, mas não se preocupe, nada muda com as suas extensões, elas continuarão a ser suportadas.

Tempos atrás, a Chrome Web Store oferecia aplicativos "empacotados" (aplicativos da web executados localmente, às vezes com permissões elevadas), aplicativos "hospedados" (aplicativos da web que eram apenas links para sites) e extensões regulares do navegador. O Google acabou eliminando gradualmente todos os tipos de aplicativos em todas as plataformas, exceto o Chrome OS, no início de 2018. De fato, se você visita a Web Store em qualquer coisa que não seja um Chromebook, a seção de aplicativos ficará invisível.

A Google agora está planejando a segunda fase desse processo, que começa em alguns meses, quando a empresa não aceitará mais novos aplicativos na Web Store. Ao longo do ano, o suporte a aplicativos será removido de todas as plataformas, exceto o Chrome OS, exceto em organizações que precisam de tempo para fazer a transição para outras tecnologias. Em 2022, os bits finais de código para suporte ao aplicativo serão removidos do Chrome e do Chrome OS.
Março de 2020: a Chrome Web Store deixará de aceitar novos aplicativos Chrome. Os desenvolvedores poderão atualizar os aplicativos Chrome existentes até junho de 2022.
Junho de 2020: Fim do suporte para aplicativos Chrome no Windows, Mac e Linux. Os clientes que possuem o Chrome Enterprise e o Chrome Education Upgrade terão acesso a uma política para estender o suporte até dezembro de 2020.
Dezembro de 2020: Fim do suporte para aplicativos Chrome no Windows, Mac e Linux.
Junho de 2021: Fim do suporte para APIs NaCl, PNaCl e PPAPI.
Junho de 2021: Fim do suporte para aplicativos Chrome no Chrome OS. Os clientes que possuem o Chrome Enterprise e o Chrome Education Upgrade terão acesso a uma política para estender o suporte até junho de 2022.
Junho de 2022: Fim do suporte para aplicativos Chrome no Chrome OS para todos os clientes.
Talvez a parte mais interessante dessa linha do tempo seja a data de final de vida útil das APIs NaCl, PNaCl e PPAPI. A Google uma vez posicionou o NaCl / PNaCl (também conhecido como Google Native Client) como uma maneira de executar código executável por máquina em uma caixa de proteção do navegador. Embora tenha sido usado para alguns aplicativos de alto perfil, como o Google Earth original, baseado na internet, nunca foi utilizado como padrão de navegador e acabou sendo substituído pelo WebAssembly. O PPAPI, uma implementação do Native Client destinada a criar plug-ins de navegador em área restrita, só foi usada na implementação do Adobe Flash Player no Chrome.

Como dito antes, nada disso afeta as extensões do Chrome, que continuarão a ser suportadas. De fato, a Google está estabelecendo um formato atualizado para todas as extensões.

fonte: Android Police via Chromium Blog


Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google