domingo, 12 de janeiro de 2020

Como fazer o Android usar o servidor DNS de sua escolha

Aprenda nesta postagem como fazer o Android usar o servidor DNS de sua escolha e também o que é o DNS e porque ele é muito importante na navegação da internet.

Adicionar legenda
Um dos pilares da World Wide Web é o Sistema de Nomes de Domínio, também conhecido como 'DNS'. É um diretório digital massivo de servidores e seus nomes de sites correspondentes, e é responsável por levá-lo ao lugar certo quando você digita um domínio de site como "google.com". Você pode não pensar muito no DNS, mas é uma parte crítica da web.

Enquanto a maioria das pessoas simplesmente usa os servidores DNS padrão fornecidos por sua operadora ou provedor de serviços de Internet, existem servidores alternativos. O DNS público da Google é uma opção popular há anos, e o DNS 1.1.1.1 do CloudFlare é um serviço mais recente que está ganhando terreno rapidamente.

Existem várias razões pelas quais você pode querer alterar o servidor DNS usado pelos seus dispositivos. Sabe-se que alguns provedores de serviços de Internet registram consultas DNS (por exemplo, uma lista de todos os sites que você visita) e as compartilham com terceiros. Alguns serviços DNS também são mais rápidos que outros, dependendo da infraestrutura e da proximidade com os servidores, que pode afetar a rapidez com que os sites vão sendo carregados.

Neste guia, abordaremos algumas opções populares para serviços DNS e mostraremos como alterar o servidor DNS em seu dispositivo.

Serviços DNS

O serviço DNS personalizado mais conhecido é o DNS público da Google. Possui servidores em todo o mundo, e portanto, as pesquisas devem ser rápidas, não importando onde você está. Ele também suporta DNS sobre TLS (DoT) e DNS sobre HTTPS (DoH); portanto, se o sistema operacional funcionar com esses padrões (o Android 9 ou superior), as consultas serão enviadas por um canal seguro. A Google alega que seu serviço DNS não armazena dados permanentemente.

Se a idéia de todas as suas consultas na Internet que passam pelo Google não parecer atraente, o CloudFlare 1.1.1.1 é outra opção popular. De acordo com a maioria dos testes independentes, geralmente é o serviço DNS mais rápido disponível. Ele também possui um ótimo aplicativo para Android que você pode usar, se o dispositivo não tiver uma configuração para um servidor DNS em todo o sistema (mais sobre isso mais tarde).

Outros serviços DNS se concentram em casos de uso específicos. Por exemplo, o OpenDNS filtra sites perigosos e voltados para adultos em nível de rede (desde que as crianças não encontrem este artigo!). O Norton ConnectSafe era outra opção popular para proteção contra ameaças de malware online, mas foi encerrado em 2018.

Como mudar seu servidor DNS

O processo para definir o servidor DNS padrão para Android depende da versão do Android que seu smartphone/tablet está executando. É um processo simples em dispositivos mais novos, mas versões mais antigas do Android tornam mais difícil.

Se você não souber qual versão do Android que seu dispositivo possui, poderá encontrá-lo abrindo o aplicativo Configurações e entrando no menu Sobre o telefone. A versão do sistema operacional (8.0, 9.0, 10.0 etc.) deve estar listada em algum lugar.

Android 9 Pie e mais recente

O Android 9 Pie introduziu uma configuração de DNS em todo o sistema. Portanto, em vez de alterar o DNS para cada rede individual, você pode fazer isso em um só lugar. No entanto, o Android exige que o serviço DNS ofereça suporte ao DNS sobre TLS, para que nem todos os servidores funcionem. O DNS público da própria Google não era compatível até alguns meses após o lançamento do Android 9.

Tudo o que você precisa fazer é abrir o aplicativo Configurações no seu telefone, acessar as configurações de rede e encontrar a opção para um servidor DNS privado. Aqui você pode desativar o DNS privado (para que o servidor do seu ISP seja usado), configurá-lo para automático (onde o Android tentará usar o DNS sobre TLS com o servidor do seu ISP) ou sempre use um servidor personalizado.

Escolhendo um DNS personalizado em um Galaxy S10e com Android 10,
Você pode digitar um servidor personalizado no campo de endereço, mas deve ser o nome do host TLS e não apenas uma sequência de números. Por exemplo, em vez de digitar 4.4.4.4 ou 8.8.8.8 para DNS público da Google, você deve usar o dns.google. Em vez de 1.1.1.1 para CloudFlare, você colocaria 1.1.1.1.cloudflare-dns.com.

Se você clica em Salvar, a configuração deverá entrar em vigor. Lembre-se de que sua opção de DNS pode ser substituída quando você usa uma VPN ou outro aplicativo que altera sua configuração de rede.

Android 8.1 Oreo e mais antigo

Nas versões mais antigas do Android, a maneira oficial de alterar seu servidor DNS é inseri-lo manualmente em cada uma das suas conexões de rede (Wi-Fi e celular). Para fazer alterações em uma rede Wi-Fi, acesse o aplicativo Configurações, localize a rede Wi-Fi à qual você está conectado, pressione e segure o nome da rede e selecione 'Modificar rede'. Ao alternar entre as opções avançadas, é exibida uma opção para 'Configurações de IP'.

Normalmente, será exibido 'DHCP', que é basicamente a configuração "Eu sou o maioral da área; deixe que o roteador Wi-Fi se preocupe com tudo". Mude isso para 'Static', e você poderá inserir manualmente todas as configurações de rede que desejar e isso inclui o servidor DNS. Há um ponto para um servidor primário e de backup, que, com nosso exemplo do Cloudflare, seria 1.1.1.1 e 1.0.0.1.

Escolhendo um DNS personalizado no Android 8 Oreo,

Infelizmente, alterar essas configurações abre uma série de novos problemas. Por um lado, você precisará especificar manualmente o endereço IP do seu telefone e o gateway do roteador Wi-Fi. Mesmo que você se sinta à vontade para fazer isso, essas são as configurações que você provavelmente desejará alterar para redes diretamente sob seu controle, como seu roteador em casa.

Felizmente, existe um método mais fácil do que isso. Existem alguns aplicativos disponíveis na Play Store que usam a API VPN do Android para rotear todas as solicitações de DNS por meio de um servidor personalizado, oferecendo funcionalidade semelhante à opção de todo o sistema no Android 9 e versões mais recentes. Esses não são aplicativos VPN, o único aspecto da sua conexão de rede que muda é o DNS.

Adicionar legenda

Algumas opções populares incluem DNS Changer e dnspipe. Como eles usam a API VPN do Android, sempre há pelo menos uma notificação permanente enquanto você está conectado.



Se você deseja usar principalmente o DNS do CloudFlare, talvez não precise usar um aplicativo de terceiros pois o CloudFlare possui seu próprio aplicativo 'WARP' para Android. Ele faz o mesmo que os vários aplicativos de troca de DNS, mas há um recurso pago 'WARP +' opcional que alega melhorar o desempenho.


Uma observação sobre conectividade

Vale a pena notar aqui que, assim como as VPNs, alguns servidores DNS personalizados são bloqueados em algumas redes. Muitas vezes seu dispositivo não consegue se conectar ao Wi-Fi de um local onde você esteja, como por exemplo numa faculdade, as configurações da rede acaba bloqueando o DNS do CloudFlare.



Estou tentando descobrir há semanas por que meu telefone e tablet não se conectam ao Wi-Fi da minha escola, a rede bloqueia o DNS do CloudFlare. 🙄


Portanto, se você tiver problemas de conexão em redes Wi-Fi, poderá precisar desativar temporariamente o recurso DNS privado no Android (ou desligar todos os aplicativos VPN que estiver usando). Isso não deve ser um problema, mas melhorar a sua privacidade quase sempre vem com uma dor de cabeça ou duas.

fonte: Android Police

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google