terça-feira, 24 de abril de 2018

Google está construindo um novo aplicativo de mensagens

Google está embutindo no aplicativo de SMS, o Android Mensagens, uma experiência semelhante ao iMessage. Uma nova maneira de fazer mensagens de texto para substituir o SMS tradicional.

via The Next Web, créditos Google via The Verge
O SMS vem sendo abandonado ultimamente em função dos inúmeros aplicativos de mensagens mais sofisticados, mas há um dado que as pessoas ainda enviam cerca de 8 trilhões de textos por ano e isso significa que vale a pena melhorar a experiência para essas pessoas e para o resto do planeta que ainda vai enviar sua primeira mensagem.

Para esse fim, a Google está construindo o Chat, uma experiência de mensagens de texto que substituirá o SMS tradicional em dispositivos Android. Ele foi criado com base no padrão de Perfil universal para serviços de comunicação avançada, também conhecido como RCS, e será implementado nos próximos meses. O Verge mostrou como isso vai funcionar:


Essencialmente, se você e o seu contato possuem smartphones Android com operadoras que suportam RCS, você desfrutará de um monte de recursos modernos de mensagens quando as escrevem, como recibos de leitura, indicadores de digitação, imagens e vídeos de alta resolução, e até mesmo grupos de bate-papo.

Você será cobrado pelos dados consumidos no envio da sua mensagem, em vez do custo do seu plano para enviar um SMS. E se você enviar um texto para alguém que não tenha o bate-papo ativado (que inclui usuários do iOS), ele receberá mensagens SMS simples.

É a mesma coisa que a Apple oferece aos usuários do iOS com o iMessage. E até mesmo a Microsoft apóia o RCS, portanto, é possível que possamos vincular nossos smartphones  com os desktops e também enviar mensagens de texto para as pessoas em computadores com Windows 10.

Mas há uma grande diferença: ao contrário do iMessage, o Chat não é criptografado. Isso significa que suas mensagens serão armazenadas nos servidores de sua operadora em um formato legível que os governos poderiam solicitar e acessar se decidirem investigar você por todos os seus crimes hediondos e delitos criminais.

Então, deveríamos estar animados com o Chat? Para ser honesto, não há nada que o Chat ofereça para superar seu aplicativo de mensagens moderno de sua preferência; está simplesmente trazendo o SMS para o século 21. E com certeza, é melhor ficar com um serviço criptografado como WhatsApp, Telegram ou Signal.

Certamente, será bom para as pessoas que começarão a usar dispositivos móveis pela primeira vez quando o bate-papo for lançado, já que eles poderão experimentar mensagens de texto ricas em recursos antes mesmo de se inscreverem em um serviço de mensagens.

É um grande negócio para o Android e uma grande conquista para a Google, já que conseguiu fazer parceria com mais de 50 operadoras em todo o mundo e vários fabricantes de hardware para angariar apoio para o RCS e tornar isso possível. A empresa também suspendeu o desenvolvimento do aplicativo de mensagens Allo, pois desde o lançamento em setembro de 2016, não foi possível fazer com que o interesse dos usuários aumentasse em seu aplicativo de mensagens.

O Chat eventualmente terá uma interface web no desktop para mensagens de texto, fonte: The Next Web

Anil Sabharwal, que está liderando o projeto na Google, especula que o Chat estará disponível nos EUA até o final do ano, e depois mais amplamente para o resto do mundo. A empresa também continuará aprimorando o aplicativo de mensagens do Android com mais recursos e até mesmo implantará uma interface da Web para o bate-papo em breve.

fonte: The Next Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google