quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Como fazer com que a TIM pare com as cobranças indevidas de dados que você não usa

Desde o final do ano passado, venho tendo um problema com a TIM que a empresa não resolvia de jeito algum. O problema era que mesmo com a rede de dados desligada, ela me cobrava todo dia R$1,98, que era o preço uma conexão de internet para pré-pago que me dava uma velocidade maior bem como uma franquia também maior de dados.

A minha odisséia foi descrita neste artigo onde relatei a tortura que é telefonar para o SAC para qualquer empresa que te oferece um serviço. Todas são iguais, devo salientar. Todos os serviços de telefonia, TV a cabo e internet são realmente sofríveis neste país.

E o problema sempre continuava. Colocava R$20,00, e a franquia de dados ia comendo sem eu ter entrado na internet (Perdi nessa cerca de R$45,00 divididos em três recargas!). Devo dizer que este plano eu já tinha no smartphone que me foi roubado. Eu apenas reativei o número antigo no novo dispositivo (Mais R$30,00 perdidos no desbloqueio e na reativação...). Na semana retrasada, minha paciência se esgotou. Mandei cancelar o número e quebrei o coitado do chip em inúmeros pedacinhos...

Printscreen do TweetDeck
Comprei outro chip, e fiquei com a franquia básica, R$0,75 para as chamadas e R$0,99 para a internet de apenas 10mb. E a farra continuava, todo dia era cobrada a franquia de internet mesmo com os dados desligados. O problema não era com o chip antigo... E eis que mexendo no smartphone, já atualizado com o Android 6, percebi uma nova função, a de escolher o tipo de rede preferencial, que não tinha na versão anterior do Android. Por padrão, vem configurado no 4G. Mudei para o 3G só para fazer uma experiência...

E não é que a cobrança diária parou? Coloquei R$15,00 no dia 16 de janeiro e nesse momento que escrevo, estou ainda com R$12,04 de créditos! Usei os dados apenas três vezes na semana!

Acidentalmente acabei achando o problema que acredito que nem a própria TIM tenha conhecimento ou se tem, está nem aí com os seus clientes. Pelo que me deu a entender, os planos de pré-pago não estão configurados corretamente se usar a rede 4G, simplesmente ela não os reconhece! O chip não funciona corretamente.

Portanto, para parar com a cobrança indevida é só usar a rede 3G. Se você tiver um Android ja atualizado para a versão 6( Marshmallow), faça o seguinte:

1- Entre nas configurações, aquele ícone de roda dentada. Em Configurações de redes, toquue em Mais:


Eu

2 - A seguir, toque em Redes celulares:

odeio

3 - Toque em Tipo de rede preferencial:

os

4 - Coloque a opção 3G:

celulares!
E pronto. Seu problema com a TIM acaba. Não sei quanto às outras operadoras, se o problema for o mesmo, é só seguir as instruções acima.

Apenas lamento o chip que destruí, coitado! Minha natureza destrutiva teve que descontar em algo, e não seria no smartphone comprado a menos de um mês, logo o mais fraco pagou o pato!

E eu continuo odiando os celulares! A última coisa em que faço uso deles é para falar com alguém...

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google