Joy of Tech - Protest against encryptation! |
O governo norte-americano alega que a criptografia das grandes empresas, como a Google e Apple, é muito forte e isso possibilita a comunicação de criminosos e terroristas. Em reunião, semanas atrás, o governo, e as agências da lei como o FBI e a NSA, pediu que as empresas tornem suas criptografias mais fracas para facilitar uma certa vigilância nessas comunicações.
Tim Cook, o todo poderoso da Apple, reafirmou sua posição de ser contra a essa medida de enfraquecimento da criptografia dizendo que não disponibilizaria nenhuma porta de entrada (backdoors) ou falhas para que o governo tenha acesso aos seus usuários, e que não adianta o tipo de backdoor, ela pode ser porta de entrada tanto para criminosos quanto para as pessoas boas.
Eu concordo com Tim Cook, qualquer criminoso sempre encontra um jeito de furar um bloqueio, não importa o quanto algo seja protegido, qual sistema de proteção é usado, sempre vai ter alguém tentando quebrar essa barreira ou dificuldade. E ao enfraquecer a criptografia, não só vai dar chances ao governo, como também a hackers invadindo e pegando dados pessoais de seus usuários. É como dar um tiro no próprio pé!
Com o aumento do terrorismo, vários países, principalmente os EUA e a França, estão na luta pelo enfraquecimento da criptografia e até mesmo acabar com os pontos de wi-fi públicos. Já o governo holandês, se declarou contra essa medida por afetar os cidadãos, as empresas e o próprio governo.
Países como a China, já estão fazendo isso, com o intuito claro de espionar os seus cidadãos.
E você, caro leitor, o que pensa sobre isso?