terça-feira, 28 de julho de 2009

Vai nota fiscal paulista, senhor?

É sempre assim, em qualquer lugar. Especialmente no Mc Donald's. Eu começo pedindo: "Me vê um Big mac, fritas grande..." Aí a atendente me interrompe e faz a fatídica pergunta: "Vai nota fiscal paulista, senhor?" E eu olho para ela ou ele cerrando os dentes com vontade de pular em cima e encher a pessoa de porrada...

Primeiro porque odeio ser chamado de senhor ou tio, e dependendo do grau do meu mau humor, eu mando tomar naquele lugar...

Segundo, porque essa tal nota fiscal é mais uma maneira de sermos vigiados pelo sistema. Ou seja, querem na cara dura nos monitorar... Ah Cidão, você está paranóico... Sim, estou e sou. No momento em que pede o seu CPF, o estado ou o leão estará te vigiando. E me me vem à mente o livro 1984.

Eu falo não, não quero essa tal nota fiscal paulista. Mas sempre tem um chato que vem me dar sermão. É incrível como eles aparecem nessa hora. Devo ter um imã que os atrai:

"Como pode? Você não é funcionário público? Tu deverias estar dando o exemplo. O senhor é empregado do governo e o seu salário depende disso. Não pedindo nota fiscal, arrecada-se menos e blá blá blá..."

Sim sou funcionário público, mas não sou a favor dessa monitoração por de baixo dos panos. O estado já arrecada o suficiente e ainda sobra dinheiro, dinheiro este que é usado para fazer assistencialismo, como dar material escolar e uniforme, fazer compras de materiais superfaturados e coisas do tipo. E nós, professores, estamos a mais de 12 anos sem ter um aumento de salário. Dinheiro para negócios ilícitos e porcaria qualquer tem sobrando, mas para o nosso salário...

Cada governo é obrigado a gastar 25% da arrecadação com a educação, e com isso, em São Paulo, para jutificar, cria-se propostas pedagógicas esdrúxulas, gasta-se muito em apostilas que vem com erros gramaticais e conceitos errôneos, faz licitações com editoras para obtenção de livros impróprios, só para citar algumas situações. Mas para aumentar o salário do professor, sempre vem com aquela ladainha de que a arrecadação não aumentou, que n~so pode ultrapassar o gasto de 60% dos salários, e muito mais.

Tudo se faz com o dinheiro da educação, menos dar em aumento de salário de verdade para o professor. Como querem uma educação de qualidade se o profissional tem que trabalhar em três ou quatro lugares para, pelo menos, ter um salário decente?

Após todos esses anos de governo do PSDB, sabemos muito bem o que ele pensa a respeito da Educação, e portanto, não irei engordar o bolso desses sacanas. Essa nota fical paulista é um golpe a longo prazo. Podem ter certeza. Esperem e verão. Leiam esse texto que achei no Blog Priper3, em maio de 2008, e depois me respondam se não é ou não preocupante ficar lançado seu CPF em qualquer compra.


12 comentários:

  1. Cidão, a maneira como as coisas são colocadas nos leva a acreditar que sim, estamos vivendo um BBB constante. Só acho estranho eles não conseguirem controlar as próprias contas. Confesso que vim lendo e pensando no post, mas não consigo aqui expressão minha raiva do Governo Paulista.

    ResponderExcluir
  2. Rogerio Bauru: Existe algo pior do que a raiva? É o que eu estou sentindo!
    Quanto aos gastos, com certeza os deles, eles sabem muito bem como controlar.

    ResponderExcluir
  3. Colega meu já ganhou 310 reais em sorteio do governo por causa dessa nota fiscal paulista, queria eu ser "vigiado pelo sistema" assim.

    ResponderExcluir
  4. ByteGirls: A longo prazo seu colega vai sentir os efeitos. Disso tenho certeza!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cidão,
    Quanto especificamente a ser monitorado pelo governo, isso não deveria ser objeto de preocupação. Se o fisco realmente quer saber quanto a pessoa ganha e onde gasta, é só quebrar o sigilo bancário. Se o fisco detecta algo errado, basta uma autorização judicial - o que não é difícil de conseguir - e eles têm em mãos não só a nota fiscal paulista, mas todo o extrato bancário do contribuinte.
    Já quanto a fazer papel de fiscal de ICMS para um governo que não retorna nada ao cidadão, aí realmente é dose...

    ResponderExcluir
  6. Rubens: Belo comentário. Obrigado pela visita e volte sempre.
    O problema é que esse é mais um instrumento usado para nos monitorar.

    ResponderExcluir
  7. Até que enfim alguém falou alguma coisa séria e certa sobre o governo. Agradeço a vc, criador desse blog por ter escrito tais palavras. Nota Fiscal Paulista???!!! Ahhhh que grande piada. E o mais interessante é que as pessoas ainda acreditam no governo... Meu Deus! Olhe a nossa saúde, as nossas escolas, as nossas estradas etc... Pelo amor, abrem os olhos e não enriqueçam ainda mais esses malandros.

    ResponderExcluir
  8. Ricardo: Obrigado pelas palavras e apoio. A grande maioria da população não vê as segundas intensões ou não conseguem mesmo entender o que vem por trás de tudo.

    ResponderExcluir
  9. Bom, eu tenho conseguido uns 300 reais pode semestre em dinheiro vivo na minha conta corrente.

    esse site tem umas dicas: http://www.rolimcontabil.com.br/?page_id=84/

    ResponderExcluir
  10. Johnny Jefferson Telles: Sei lá, ainda continuo com a idéia de que isso é uma pegadinha. Comece a gastar muito mais do que você ganha. Isso cai nas malhas da receita.

    ResponderExcluir
  11. Achei muito interessante a sua visão sobre o tema, eu inclusive acredito que isso seja possível. Mas vou aqui expor minha opinião. Veja bem, é o meu ponto de vista, e não um sermão, ok? rs.

    Eu sou um daqueles que pedem NFP em todas as compras, inclusive já recebi uma graninha legal de volta por conta disso.

    Mas e se eu estiver sendo monitorado pelo Governo? Paciência, nem ligo!!!

    Se eu for realmente me preocupar com isso terei que me mudar para uma ilha deserta, já que meu banco, as operadoras de cartão de crédito, de celular, de telefonia, o Google, meu chefe, minha esposa e quem sabe até mesmo seres evoluídos de outro planeta, também podem estar me monitorando.

    Eu posso até estar errado na minha maneira de pensar, mas mesmo assim prefiro desencanar de certas teorias da conspiração. E, falando nisso, vou tomar sim a vacina contra a Influenza H1N1. :P

    Mais uma vez, gostei muito do post. É polêmico, mas bastante plausível.

    Parabéns pelo blog!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Rodrigo: Você tem razão, estamos sendo monitorados a todo momento. Mas esse recurso do governo é um tanto quanto sacana. Eu prefiro ser monitorado pelo Visa ou Google do que pelo governo. É uma questão política, mesmo. :)
    Obrigado pela visita. E volte sempre!!! Um abraço!

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google