O Chrome OS está se tornando da velha escola com um recurso de produtividade que está vindo. Um recurso clássico de gerenciamento de janela usado na época do Unix.
fonte: Android Police |
O Chrome OS tem crescido constantemente ao longo dos anos, com o suporte a aplicativos para Linux e Android ajudando-o a se desviar de suas raízes de "apenas um navegador". Graças aos poderosos recursos multitarefa, como mesas virtuais e abertura de janela, o sistema operacional da Google é uma escolha de produtividade sólida para consumidores e muitos profissionais. Para ajudá-lo a trabalhar ainda mais rápido, o Chrome OS em breve terá um recurso de produtividade clássico que dará ao seu Chromebook a frieza da velha escola que você nunca pensou que precisava.
O Chrome Story recentemente identificou Focus Follows Mouse (FFM) no repositório Chromium, um recurso legado comumente usado por desenvolvedores de boomers do Unix naquela época. O Chrome OS supera a concorrência do Windows e do macOS ao incorporar o FFM nativamente em seu sistema de gerenciamento de janelas - sem a necessidade de mods de terceiros. Se você está no canal Chrome OS Dev ou Canary, pode experimentar copiando e colando o seguinte URL em negrito na barra de endereço do Chrome.
chrome://flags/#focus-following-cursor
Enable window focusing by moving the cursor. — Chrome OS (Ative o foco da janela movendo o cursor. - Chrome OS)
Mude a caixa suspensa de Padrão para Ativado e reinicie o Chromebook. O FFM entrará em vigor imediatamente após a sua área de trabalho voltar a ser vista.
O foco segue o mouse aumenta seu jogo de copiar e colar, fonte: Android Police |
O conceito por trás do mouse Focus Follows é simples: sempre que o cursor se mover acima da janela, o sistema irá mantê-lo focado. Ele usa o modelo de foco desleixado mais moderno - mover o mouse na área de trabalho ou na barra de tarefas manterá o foco da janela ativa. Este modelo não abre janelas obscurecidas por um aplicativo ativo, o que significa que você pode copiar e colar texto de uma página da web em um documento sem nenhum clique extra. Não temos certeza se outras opções como aumento automático e estoque Focus Follows Mouse (sem desleixo) chegarão com esse recurso, no entanto.
Nunca poderíamos esperar que a Google adicionasse esse recurso de usuário avançado da velha escola ao Chrome OS, especialmente com as tentativas recorrentes da empresa de emburrecer seus produtos. Para as pessoas que estão acostumadas ao Focus Follows Mouse no sistema Linux tradicional, sabem que é uma grande dor de cabeça alternar entre o Chromebook e a área de trabalho. O FFM permite copiar e colar texto no Planilhas Google sem clicar, o que é muito mais intuitivo do que sem. Também pode-se interagir com duas janelas ao mesmo tempo - role a janela # 1 com um mouse, digite com a janela # 2. Ele abre vários caminhos para oportunidades de multitarefa poderosas, ajudando você a concluir o trabalho com ainda mais rapidez.
O Focus Follows Mouse é um passo significativo na direção certa para muitos de nós que trabalham em um ambiente com várias janelas. Também gostaríamos de ver opções adicionais de janelas no Chrome OS, como janelas de aumento automático, estoque Focus Follows Mouse (sem o modelo desleixado) e Always On Top. Imagino que quando o FFM chegar ao canal Stable, você poderá personalizá-lo na seção Personalização nas preferências do sistema. Com um pouco de sorte, isso acontecerá logo, não mais tarde.
fonte: Android Police