A Google está tentando revisar o Bluetooth stack em seu Chromebook novamente. O novo Floss pode finalmente colocar seus problemas de Bluetooth de lado.
fonte: Android Police |
A história do Bluetooth nos Chromebooks é ... estranha. Os periféricos sem fio vem enfrentando problemas frequentes de estabilidade há anos, vários Chromebooks enviados com um controlador Bluetooth bugado da Intel e a Google recuou em seus ambiciosos esforços para reconstruir o Bluetooth do zero para 'consertar' sua miríade de problemas. É difícil determinar o que exatamente aconteceu, mas pelo lado bom, a Google conseguiu resolver a maioria dos seus problemas de Bluetooth por meio de atualizações de software - até mesmo adicionando alguns benefícios ao longo do caminho. Parece que a empresa não desistiu de seus planos de uma revisão mais ampla do Bluetooth e agora está tentando novamente com outro Bluetooth stack ou pilha de Bluetooth (software que implementa os protocolos bluetooth).
Recentemente, descobrimos o Floss no repositório do Chromium, uma nova iniciativa que substituirá inteiramente o BlueZ. Para quem não sabe, o BlueZ é a pilha oficial para Linux que alimenta o Bluetooth do Chrome OS. Apesar de já estar no mercado há um bom tempo (desde o Linux 2.4.6), ele ainda tem seu quinhão de problemas - os desenvolvedores geralmente comentam o quão pobre é sua implementação. NewBlue era supostamente a resposta da Google para isso, mas parecia causar ainda mais problemas. Com o seguinte commit, a Google está tentando colocar o BlueZ na aposentadoria usando o Floss.
Trabalho inicial para portar o Bluetooth stack do Android para o Chrome OS, fonte: Android Police |
Não estamos totalmente de acordo com essa mudança. Claro, BlueZ é aquele cachorro velho com quase 20 anos (com todos os problemas que vêm junto com isso), mas ainda hoje é usado em todas as distribuições de Linux no mercado, incluindo Ubuntu e Debian. Resolver problemas com ele e o Chrome OS deve ser apenas uma questão de investir tempo de desenvolvimento para consertar essa bagunça. Ao se afastar do BlueZ, os esforços da Google não beneficiarão a comunidade Linux maior, deixando a pilha em um estado não polido.
Por outro lado, podemos ver o Floss melhorando a experiência sem fio em alguns Chromebooks. Ao contrário do NewBlue, o Floss não reconstrói o Bluetooth do zero - ele executa o stack do Android, com a qual a maioria dos usuários tem uma experiência confiável. Não podemos dizer com certeza se o Floss finalmente vai acabar com todos os problemas com o Bluetooth, já que as informações sobre ele são esparsas no momento, mas se isso significar uma pequena melhora, vamos pegá-lo a qualquer hora do dia.
fonte: Android Police