Joy of Tech - Currency Exchange! |
Nesse mundo moderno em que vivemos, andar com dinheiro no bolso é quase um sinônimo de estupidez. Você pode perder ou ser roubado, além do que dinheiro na forma de papel tende a se degastar com o tempo e rasga-se facilmente, enquanto que moedas acabam literalmente pesando no bolso.
Mas graças a tecnologia, temos outras formas de pagamento, como por exemplo, o cartão! Seja débito ou crédito, a facilidade é deveras interessante. Muito mais manuseável e prático de se guardar, e caso ele seja perdido ou roubado, ou sendo clonado, o cancelamento do mesmo é imediato. Trabalho com três bancos, e sempre que faço compras acima da minha média mensal, já abre um sinal de alerta e entram em contato comigo para verificar se foi eu mesmo que fiz tal compra.
Outra modalidade de pagamento que está tomando forma são os virtuais, onde o Apple Pay e o Android Pay se destacam. Infelizmente eles dependem do smartphone para fazer a transação, e hoje em dia, o roubo desses dispositivos aumentam a cada momento. Tanto o sistema da Google quanto da Apple usa a tecnologia NFC para fazer as transações. Basta aproximar o dispositivo de um terminal para o pagamento ser efetuado.
E em cada sistema, você cadastra os números de seus cartões e nenhum dado fica armazenado nos servidores e sim no chip. Em ambos sistemas, há a criação de um número virtual que engloba seus cartões e as informações verdadeiras nunca serão repassadas para nenhuma loja. De novo, Google e Apple garantem que não guardam esses dados em seus servidores.
Já se sabe que tanto a Mastercard quanto o Visa permitem pagamentos também com biometria, usando as impressões digitais. Essa novidade já é uma realidade nos países europeus e em breve deve chegar por aqui. Até a biometria ocular já existe. A Mastercard oferece a biometria tanto de impressões digitais quanto ocular em seu aplicativo, que faz uso de uma selfie da pessoa!
Com tudo isso, volto a dizer, pagamento em espécie vai ser extinto a médio prazo, pois com tanta tecnologia disponível por aí, ele não terá mais razão de existir. E eu já vivencio esse futuro pois nunca ando com grana no bolso e faço todas as minhas compras direto no cartão e pago minhas contas direto no caixa eletrônico.
Muito mais fácil, prático e sem dor de cabeça.