fonte: The Next Web |
O vírus em questão é denominado Petya e o pesquisador Mikko Hypponen, da F-Secure (empresa finlandesa) compilou uma lista de alguns dos arquivos que Petya toma como refém. A lista inclui formatos populares como * .pdf, * .pptx, * .ppt, * .ova, * .php e muitos mais. Para a lista completa, observe o tweet abaixo:
Petya encrypts the following file types, demands a $300 ransom in Bitcoin. pic.twitter.com/9a3S2fwDtR— Mikko Hypponen (@mikko) 27 de junho de 2017
O resgate pedido pelos hackers gira em torno de 300 dólares em uma carteira de bitcoins para que o usuário possa ter o seu acesso ao computador restaurado, mas alguns relatos dizem que os arquivos não estão sendo liberados. Um estudo concluiu que na verdade o objetivo do vírus não é apenas incapacitar o PC temporariamente, e sim destruir os dados de forma definitiva.
E como sempre, a melhor defesa contra qualquer tipo de ransomware é fazer o backup de seus dados freqüentemente, para que nunca precise ceder às demandas desses hackers. Além disso, manter seu Windows atualizado. E muito cuidado ao clicar em links suspeitos, principalmente em emails.
E agora, um alívio cômico:
Joy of Tech - Ransomware infection! |
fonte: The Next Web aqui e aqui