quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

A escravidão não acabou, ela está travestida da tecnologia!

Somos escravos de nossos celulares? Parece que sim. Eles se tornaram extensões de nossos corpos com as quais não podemos mais viver sem. O pior é que, nesse mundo tecnológico em que vivemos, a falta deles nos traz prejuízos!

Joy of Tech - The Nine Stages of Forgetting your Phone!

A webcomic acima mostra, com humor, a angústia e o sofrimento que temos quando estamos longe ou quando esquecemos esses dispositivos. A idéia de uma conexão direta a todo instante com as pessoas, estar em dia com os assuntos relevantes ou não, tornou-se algo obrigatório em nossas vidas, além de se exibir a todo momento, mesmo em situações esdrúxulas, só para se sentir que tem uma vida e que precisa registrar e mostrar a todos o que se está fazendo.

Parece que estou criticando, em parte sim, mas eu também faço parte deste novo mundo e não me imagino mais ficar sem um dispositivo desses. Todos sabem que eu odeio falar ao telefone, mas a evolução do celular em smartphones, culpa do Steve Jobs, aparelhos que podem fazer quase  tudo que se podia com um laptop ou desktop, foi na minha opinião, a revolução tecnológica mais importante do começo deste século aliada com a internet. Tanto é que as vendas de computadores tiveram queda, enquanto que as dos smartphones só tendem a crescer. Li em um lugar que o futuro pertence aos dispositivos móveis, mais verdade que isso é impossível.

Enquanto professor, sofro com o uso dos celulares em sala de aula, mas ao mesmo tempo, entendo a fascinação que esse pequenos aparelhos possuem e percebi que não dá para se lutar contra. Tanto é que permito o uso das apostilas que disponho aos meus alunos para serem baixadas em seus celulares, e pouco a pouco, tento usá-los como uma ferramenta em sala de aula.

Eu mesmo percebi o quanto sou escravo desses dispositivos numa segunda passada, quando passo o dia inteiro na escola por causa das reuniões pedagógicas, a falta deles. Saí atrasado de casa e esqueci meu dispositivo em casa. Foi uma tortura não tê-lo ao meu lado durante quase 8 horas... Não podia verificar meus emails, não podia ver os assuntos que pululavam nas redes sociais, não sabia que horas eram, eu me sentia vazio! E olha que sou do tempo em que computador e internet eram coisas de ficção científica...

Mea Culpa!


Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google