domingo, 3 de agosto de 2014

Estrelas, buracos negros e o fim do mundo

Talvez um dos objetos estelares mais fascinantes do nosso universo sejam os buracos negros, que não são bem buracos no sentido literal da palavra, mas o fato deles absorverem tudo ao seu redor, inclusive a luz, faz com que a imaginação vá a mil...

Joy of Tech - The problems of aging stars!
Um buraco negro é o estágio final de uma estrela extremamente massiva, uma região no espaço cujo campo gravitacional, intenso demais, não deixa que nenhuma matéria escape, inclusive a própria luz. E há teorias de que possa haver buraco branco, oposto a ele, que expele essa matéria criando Big Bang,e por conseguinte, outro universo.

Na  verdade, o que sabemos hoje dos buracos negros ainda é insuficiente. O que temos são teorias feitas a partir do relativismo de Einstein e também das observações de como a matéria se comporta próxima à eles, pois na verdade, não da pra simplesmente enxergar um buraco negro, mas dá para captar certas radiações que são liberadas.

O conhecimento de como as estrelas evoluem poderá sofrer mudanças com a observação de Eta Carinae, uma estrela que já está em seu estágio final e pode a qualquer momento explodir(na verdade ela já explodiu três vezes e a próxima pode ser o seu fim) para num futuro se transformar em um buraco negro, e ela só está a 7500 anos-luz da Terra, ou seja logo ali.  As observações vem sendo feitas ha vários anos e podem colocar ou não em xeque, as teorias existentes. Quando finalmente ela der o seu último suspiro, poderemos observar uma luminosidade no céu do hemisfério sul comparável a lua em sua fase mais brilhante.

Quanto ao nosso Sol, ele não tem massa suficiente para se transformar num buraco negro, após virar uma gigante vermelha daqui a 4,5 bilhões de anos, ele acabará se transformando numa reles anã branca.

Mas uma coisa é certa, quando essas mudanças começarem a acontecer com o nosso Sol, talvez o nosso planeta já nem mais exista, nem mesmo a raça humana.

Tenho inveja do Dr Who, que dentro da sua Tardis pode observar esses acontecimentos no futuro junto com as suas companheiras sortudas.

Será que existe uma Dra Who? Ou talvez a River Song, assim ela poderia me levar para presenciar esse verdadeiro fim do mundo! Se já é um espetáculo visto da Terra, imagine ao vivo e em cores!

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google