Joy of tech - Wanna go for a ride? |
A empresa decidiu que vai produzir esses carros por conta própria. Nada de freios, volantes ou qualquer outra coisa que necessite de um condutor humano, apenas um programa de computador, como se fosse um dispositivo móvel. Esse projeto vem desde 2010, e os primeiros protótipos já estão sendo testados na própria sede da Google, na Califórnia.
via Google (divulgação) |
O carro pode atingir até 40 km/h e é equipado com sensores para cobrir os pontos cegos. Um veículo simples, para duas pessoas, sem capô ou qualquer outra coisa do gênero. A empresa promete construir 100 unidades para colocar em testes a partir de setembro.
Um carro desse tipo vai realmente respeitar as leis do trânsito, mas o que me preocupa é que assim como todo dispositivo tecnológico, que usa programas de computador, pode ser "hackeado", e isso podemos ver na nova temporada da série 24, onde drones do governos são controlados por terroristas.
A idéia da Google é excelente, mas não há no mundo um sistema, por mais que seja protegido, que possa ser invadido. E eu queria saber como a empresa vai lidar com isso.
No mais, o dono de um carro desses, vai poder sem se preocupar com trânsito, curvas, subidas, descidas, faróis, entre outras coisas, acessar a internet enquanto viaja, assistir seus filmes/séries preferidas, atualizar posts em seus blogs, jogar e fazer tudo que os serviços da Google possa oferecer.
Eu vou querer esse carro, e você?