A Google revive outra marca antiga agora com um novo propósito. O Google Labs está de volta, mas agora é uma equipe interna da Alphabet.
fonte: Android Police |
A Google sempre foi uma empresa que adora experimentar e dar a seus funcionários a liberdade de explorar empreendimentos distantes, mesmo que eles possam se sentir menos do que tangencialmente relacionados aos produtos essenciais da empresa. A empresa formalizou um pouco as coisas com sua divisão "Área 120" focada nessas imagens lunares, mas parece que a Google quer trazer a equipe para mais perto do alcance de seu CEO. Conforme relatado pelo TechCrunch, a Área 120 e algumas outras apostas de longo prazo estão sendo reestruturadas em uma nova equipe "Google Labs" - uma reformulação da marca alinhada com o Google TV, YouTube Music, Google Home e co.
Se você tem idade suficiente para se lembrar, o antigo Google Labs era uma incubadora pública que a Google usava para promover e demonstrar novos projetos. Esteve ativo de 2002 a 2011. Alguns dos produtos de maior sucesso da empresa tomaram forma nesta divisão, incluindo Gmail, Agenda, Mapas, Alertas, Lens e muitos mais desde serviços descontinuados (como o Reader). Simultaneamente, o Google Labs também vivia nas configurações de muitos produtos da Google, oferecendo aos usuários uma seleção de recursos beta para experimentar. Dado o significado histórico do nome, a nova divisão da Google tem alguns passos importantes a seguir.
Desta vez, o Labs não deve ser uma marca pública, mas deve permanecer uma equipe interna como a Área 120 era antes dela. A reorganização coloca Clay Bavor no topo da divisão, um vice-presidente da Google que anteriormente supervisionou os esforços de realidade virtual e aumentada da empresa, entre eles projetos de alto perfil, como a futurística ferramenta de videoconferência Starline. Dado que o novo Google Labs unifica a Área 120 e a pesquisa RV e RA, essa mudança faz sentido e mostra que a Google acredita firmemente no potencial da tecnologia.
Embora os projetos da Área 120 já tivessem que ser assinados pelo chefe da Google, Sundar Pichai, a reorganização fez com que Bavor se reportasse diretamente ao CEO, deixando claro o quão importante a empresa pensa que o Google Labs será e onde provavelmente concentrará muitos de seus Recursos. À medida que mais e mais empresas estão avançando em direção ao "metaverso", um termo da moda que descreve uma gama de novas tecnologias como RV, RA e internet super-rápida, permitindo que as pessoas vivam em um universo virtual, parece que a Google não não quero ficar de fora.
A Área 120 lançou anteriormente algumas ferramentas interessantes, como um scanner de documentos que organiza automaticamente seus recibos e dados pessoais no Google Drive e a ferramenta de publicação de boletins e sites Museletter, então provavelmente ainda podemos esperar projetos intrigantes de curto prazo sendo produzidos pelo Google Labs.
Até agora, a Google não fez um anúncio público sobre a reorganização, mas após a cobertura do TechCrunch com base em um memorando interno, a empresa confirmou que a história está correta.
fonte: Android Police