O Google Mensagens em breve poderá lidar com as reações do Apple iMessage muito melhor. Chega de notificações individuais para todos aqueles textos de 'mensagem de que gostou do Xyz'.
fonte: Android Police |
O Google Mensagens recebeu reações do tipo iMessage para bate-papos RCS em 2020, mas a solução não é satisfatória para quem conversa regularmente com amigos e familiares que usam o iPhone. O iMessage permite que os usuários reajam a mensagens SMS regulares com emoji e curtidas, mas essas só serão exibidas corretamente para destinatários que também usam o iMessage. O restante de nós receberá mensagens de texto automatizadas excessivamente descritivas como "[Xyz] gostou [mensagem]" e outras, poluindo rapidamente os chats em grupo que de outra forma seriam limpos e importunando você com notificações individuais para cada reação. Conforme observado pelo 9to5Google, os desenvolvedores do Mensagens estão procurando uma solução adequada.
Uma desmontagem do aplicativo beta do Mensagens mais recente (versão 10.7) revela que a Google está trabalhando em uma opção para exibir adequadamente as reações do iMessage. Embora a preferência ainda não esteja ativa no aplicativo, existem algumas strings que apontam para esta funcionalidade: "ios_reaction_classification: Mostrar reações do iPhone como emoji."
Uma vez que as respostas do iMessage são, em essência, apenas mensagens SMS processadas de forma diferente pelo cliente iMessage, a Google pode fornecer recursos semelhantes ao Mensagens. Dessa forma, um SMS denominado "Gostei [mensagem]" poderá ser exibido como um curtido no respectivo texto. Mensagens e iMessage usam conjuntos diferentes de emoji para suas implementações de reações, o que pode levar a problemas, mas parece que a Google está se responsabilizando por isso. Há uma string chamada "ios_reactions_mapping", que provavelmente translitera as mensagens corretamente. Presumivelmente, isso também impedirá que notificações apareçam para todas essas reações individuais incômodas.
Embora a implementação das reações do iMessage seja mais do que bem-vinda e ajude a reduzir o ruído, ela parece incrivelmente complicada e um pouco maluca. Eu preferiria muito mais que a Apple apenas finalmente implementasse o RCS nos iPhones, o que daria aos usuários de Android e iOS um padrão universal baseado na Internet para se comunicar, em vez de depender do antigo protocolo SMS. Mas eu acho que a Apple tem que manter o bloqueio do ecossistema iMessage, então podemos não ver isso tão cedo.
Uma vez que essas reações do iMessage só foram descobertas em uma desmontagem e ainda não estão ativas, provavelmente ainda vai demorar um pouco até que atinja a versão estável. Se você deseja ter a chance de obter o recurso antes dos outros, certifique-se de entrar no programa beta do Mensagens na Play Store.
fonte: Android Police