Os números de distribuição da versão mais recente do Google para Android mostram 11 em empate com 10. Uma tendência positiva: mais usuários estão obtendo versões mais novas mais cedo
fonte: Android Police |
A Google vem sendo bastante parcimonioa com a distribuição de versões da plataforma para Android desde seu último painel regular em 2018 - e na preparação para aquele, os relatórios estavam cada vez mais atrasados. Mas hoje parece ser o dia em que decidiu lançar novos números.
fonte: Android Police |
O relatório, publicado no Android Studio, indica que 14 meses após o lançamento, o Android 11 acumulou uma participação de plataforma de 24,3%. O Android 10 teve a maior participação, com 26,5%. O Android 9 Pie ficou em terceiro lugar com 18,2%. O Android 12, lançado em outubro, ainda não registrou leitura. 9to5Google estima que os dados tenham cerca de 3 semanas.
Compartilhamento distinto de nível de API da versão da plataforma Android
fonte: Android Police |
A tabela é mostrada quando os desenvolvedores criam um novo projeto no Android Studio e determinam qual versão da API deve ser direcionada.
Os números de distribuição foram informados pela última vez em abril de 2020 (via 9to5Google), maio de 2019 e outubro de 2018.
O relatório de outubro de 2018 fornece um bom análogo para comparar as taxas de adoção de uma versão do Android de 14 meses. Naquela época, o Android 8.0 e 8.1 Oreo tinham uma participação combinada de 21,5% (14% e 7,5%, respectivamente) - o que reflete um ganho de 2,8 pontos percentuais por parte do Android 11 com alguma margem de erro atribuível à época do mês em que esses dados foram coletados. Dito isso, em 2018, o Oreo ficou atrás de seu predecessor Android 7 e 7.1 Nougat como a versão mais usada com 6,7% nessa leitura. Neste, o Android 11 fica atrás do Android 10 em apenas 2,2%.
A Google apontou o Android 11 como a versão adotada mais rapidamente, quase batendo a linha de tendência do Android 10. Isso foi apenas 2 meses após o lançamento, no entanto - OEMs de terceiros (o maior deles sendo a Samsung) tendem a repassar atualizações de sistema operacional para seus dispositivos mais populares a partir do terceiro mês e esses são os responsáveis pelos maiores aumentos nas taxas de adoção .
Seria bom ver outra atualização na tabela no próximo mês ou em janeiro para pegar a onda do Android 12 em ação.
fonte: Android Police