quinta-feira, 21 de abril de 2016

Com jeitinho, a Blackberry cede...

O Canadá é um país interessante. Nos deu Ryan Gosling, Justin Trudeau, Ryan Reynolds e William Shatner... Infelizmente também o Nickelback e o Justin Bieber... Arghhh! Mas os canadenses são tão educados...

Tanto é que o Blackberry andou trabalhando com a Polícia Federal Canadense no desmantelamento de uma organização criminosa de Montreal que usava seu sistema de mensagens. Tanto é que a empresa nem hesitou em fornecer a chave de criptografia de seus dispositivos para as autoridades canadenses...

Joy of tech - 

A empresa afirma que seus dispositivos são impenetráveis e diferente da Apple, ela sempre vai colaborar com as autoridades, como afirmou seu diretor geral John Shen, "as empresas de tecnologia, enquanto responsáveis, devem cumprir as solicitações de acesso (à informação) legais e razoáveis. Para a BlackBerry, há um equilíbrio que deve ser respeitado entre fazer o que é correto, como ajudar a deter os criminosos, e evitar que os governos cometam abusos sobre a privacidade dos cidadãos"! Essa investigação vem acontecendo desde 2010, e com a ajuda da empresa foi possível o acesso de todo o conteúdo das trocas de mensagens dos aparelhos dos membros dessa organização criminosa, desde então mais de 32 pessoas por tráfico de drogas, extorsão, assalto e outros crimes foram acusados e condenados.

Será que isso pode ser considerado um tapa na cara da Apple? Acredito que não. Dá para confar que as autoridades canadenses não irá usar essa chave de criptografia para outras coisas? Dá para crer que os canadenses possam ser tão bonzinhos e responsáveis com essa informação?

Talvez por eu viver no Brasil, acredite que todas as pessoas mundo afora são corruptas e canalhas, e o meu referencial seja equivocado, mas todo cuidado é pouco. Ainda continuo a crer que a Apple fez a coisa certa. A privacidade das pessoas deve ser preservada a todo custo.

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google