Foi criado todo um universo expandido nas mais diferentes mídias: quadrinhos, livros, games, animações para a TV. Um universo que a Disney resolveu mandar para o limbo para criar novas histórias. Todo o universo criado antes da Disney assumir, hoje é considerado como Legends, e leva o selo do mesmo nome. O novo universo canônico de Star Wars está resumido na imagem abaixo:
Clique na imagem para aumentar. fonte: Sociedade Jedi |
Han Solo & Leia Organa |
via Imgur |
Luke Skywalker & Mara Jade |
via Imgur |
Apesar de alguns erros, para quem nunca leu dá para ter uma idéia do universo expandido (livros, quadrinhos da Dark Horse...) que não é mais aceito pela Disney. Nos quadrinhos agora, a produção é toda da Marvel Comics que já está a todo vapor. (No Brasil, as novas revistas são publicadas pela Panini, Star Wars e Darth Vader!).
Vale lembrar que Star Wars foi quadrinizado inicialmente pela própria Marvel nos anos 70, cujas histórias nem mesmo são consideradas no velho universo expandido (hoje Legends) de tão toscas que eram, mas vale pelo saudosismo!
Muita coisa boa foi limada e o fã se sente como o leitor da DC Comics que teve todo o universo refeito ("rebootado") após a saga "Crise nas Infinitas Terras" dos anos 80, onde tudo produzido antes não mais valia.
Mas se é para angariar uma nova legião de fãs e se as novas histórias forem realmente interessantes e boas, vale a pena. Como eu disse, Star Wars é um dos maiores fenômenos da cultura popular e o futuro nos reserva muito, Star Wars: O Despertar da Força é um grande exemplo disso, e a Disney não vai dar ponto sem nó!
E a contagem regressiva começa para "Rogue One: A Star Wars Story" em dezembro de 2016!!!