domingo, 7 de março de 2010

Sobre os problemas do Blogger


Antes de tudo, quero quero fazer uma analogia, se me permitem... Ei, o blog é meu e eu escrevo o que eu quero, sem permissão de ninguém, porque está para nascer alguém que diga o que eu devo fazer, escrever ou falar.

Ok, isso posto, vamos à uma cruel realidade. Imagine uma casa construída nos anos 70, cuja instalação elétrica foi feita satisfazendo as necessidades da época. No fim dos anos 70 tinhamos poucas inovações, a tv a cores, aparelhos de som 3x1, rádio-cassete, geladeira, chuveiro, ferro elétrico, alguns eletrodomésticos portáteis para a cozinha e só. Os computadores pessoais estavam nascendo (Kenbak, Altair, TRS80, Comodore, Atari) mas eram apenas uma utopia para a pessoa comum.
O tempo foi passando, veio o video-cassete, telejogo(lembram?), novos computadores pessoais (A IBM entra em cena), e no final dos anos 80 começaram a surgir,aqui no país os cds.
Já nos anos 90 até o momento, inúmeras inovações tecnológicas que deram um grande salto: celulares, dvds, notebooks, smatphones, blue-rays,netbooks, etc, etc...
Pois bem, voltando à casa, será que ela hoje agüentaria toda a carga elétrica que os novos aparelhos tecnológicos necessitam? Claro que não, haveria aquecimento, curtos-circuitos, e até explosões. Ela teria que ter toda a instalação elétrica trocada e atualizada, com novas tomadas para poder agüentar o tranco.

É assim que eu vejo o Blogger, uma plataforma que não foi construída para receber essas novas ferramentas. O Wordpress nasceu em 2003 e seu código foi e vem sendo construído para acoplar funcionalidades que nunca se pensou em ter no Blogger. Eu acredito que os engenheiros do Blogger estão fazendo milagres para adaptar a plataforma com essas novas ferramentas, pois o Google começou a perceber que ficaria para trás nesse quesito. Outras plataformas de blogs estão surgindo e o Blogger está vendo a concorrência aumentar.

Em 2008, o Google comprou o Text Cube, uma plataforma de blogs semelhante ao Wordpress, e isso dava um indicativo de que a empresa iria de fato, concorrer de igual para igual com o Wordpress, mas acredito que eles perceberam que o buraco é mais embaixo. A transferência em FTP foi uma das vítimas.

Colocar novas funcionalidades numa plataforma de dez anos (é claro que houve atualizações nesse período, mas nunca pensando na concorrência) dá trabalho, e muitos problemas. A cada momento, novos bugs vão surgindo, e nós usuários, o que devemos fazer? Infelizmente esperar que os engenheiros do Blogger possam resolver e ter paciência.

Lembre-se: A plataforma Blogger não está preparada para receber novas funcionalidades!

Está impaciente? Vá embora. Vá para o Wordpress.com que é pior que o Blogger ou pague um host e usa o Wordpress.org, B2evo, Movable Type, Joomla ou o diabo a quatro. Outras plataformas gratuitas? Tem o Posterous, Tumblr, Nabble, Uol Blogs, Blig, etc, etc...

Pare de trollar e de encher o saco em comentários de vários metabloggers, fóruns ou comunidades. O Blogger não precisa de você. Se você não entende o que está ocorrendo, o mínimo é pesquisar por aí antes de falar besteiras.

Ajude reportando os bugs, colabore ou então #vapapu!

E por último, sim, eu amo o Blogger e daí? Você tem algum problema com isso?
Desculpem os erros de português, digitei o texto tremendo de ódio e raiva.

5 comentários:

  1. Concordo com a frase final "E por último, sim, eu amo o Blogger e daí? Você tem algum problema com isso?", serve para mim também. Talvez a simplicidade e também a fácil utilização do Blogger me passe essa idéia, e também o fato de ter usado o Wordpress e ter ficado assustado com todos aqueles códigos desconhecidos para minha raça. Apesar dos erros, o Blogger é o melhor no quesito de simplicidade. #Fato

    ResponderExcluir
  2. "E por último, sim, eu amo o Blogger e daí? Você tem algum problema com isso?" Assino embaixo!!!Ótimo post.Assim vão te deixar com raiva mais vezes.

    ** O sistema antigo de comentários tá melhor pra comentar, o outro eu não aparecia como sendo da conta do google, daí vim pra esse..

    ResponderExcluir
  3. Vinícius Chargel: O Wordpress é um outro mundo, uma outra dimensão... PHP é grego para mim totalmente. :o)

    Jô Angel: Eu estou percebendo o bug que que está havendo aqui com o formulário novo. E já está me dando muita dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  4. Cidão, concordo com você, mas noticiar os problemas e tentar encontrar soluções é necessário também, já que o número de usuários afetados é enorme e pobre de nós metabloggers nessas horas hahahaha

    ResponderExcluir
  5. Juliana: Foi o que escrevi, ajudar no sentido de reportar os bugs e não ficar trollando sem sentido.
    Lembra quando teve aquela dificuldade de acesso aqui no Brasil? A culpa era de uma operadora daqui e não do Google/Blogger. Aqueles comentários no fórum de ajuda me irritaram profundamente.

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google