sábado, 27 de março de 2010

Ideais, Hora do Planeta e babaquices

Houve um tempo em que eu era um sonhador, e acreditava no que fazia. No final dos anos 80 fui um militante ferrenho do PT, acordando às 3 da manhã para estar na frente das portas de fábrica brigando, lutando pelo que eu acreditava. nunca recebi grana nenhuma por isso, apenas o prazer de estar fazendo a coisa certa, de estar lutando pelos meus ideais.

O tempo foi passando e eu fui crescendo, comecei a enxergar certas verdades nuas e cruas e me decepcionei com a política. Eu enxerguei a corrupção na minha frente e isso me fêz ter nojo do sistema.

Participar de movimentos virtuais era uma bandeira minha tempos atras, e vocês podem conferir isso nos posts de 2006 e 2007. Memes, blogagens coletivas, eu sempre queria participar, mostrar que eu estava fazendo parte de algo importante, mas acabei parando com isso, porque percebi que também não via resultado algum. É bonito ver milhares de blogs na luta por isso ou aquilo, mas efetivamente isso não chega a lugar nenhum.

Posso afirmar que cerca de 99% dos leitores de blogs são blogueiros de fato (fiz uma pesquisa sobre isso tempos atrás), e que muitos desses movimentos altruístas ficavam relegados apenas à nós. E resultado de concreto, quase nenhum.
O Blog Action Day em tese, é um movimento interessante, mas será que o leitor comum se deu conta disso?

Vivemos num mundo onde as informações estão em todo lugar, ninguém pode dizer que não sabia que havia ou existia, tal informação está em algum lugar, é só procurar. Mas as titudes das pessoas continuam as mesmas, lixo sendo jogados em córregos, cesperdício de energia elétrica, o isopor ainda continua sendo utilizado, etc, etc.

Essa coisa de Hora do Planeta é mais outra babaquice inventada para conscientizar as pessoas sobre a situação do nosso planeta. Uma ação um tanto quanto falha porque vai gastar muito mais energia na hora de religar os equipamentos elétricos do que se eles continuassem a funcionar normalmente.

Mudanças de verdade no comportamento das pessoas só podem ocorrer de dois modos: Um a longo prazo que é o investimento na Educação, e outro, a médio prazo mexendo no bolso. As pessoas são bem mais sensíveis em relação ao segundo modo. Conscientizar esvaziando os bolsos de alguém dá mais resultado.

Sim, eu sou cético e pessimista. Fiquei assim ao descobrir que Papai Noel e Coelhinho da páscoa não existem, e que palhaços não são tão divertidos assim, eles são verdadeiros monstros que incute o terror na mente das criancinhas.

4 comentários:

  1. É meu amigo acredito no que você diz, só existe um meio de conscientizar as pessoas, mexendo no bolso delas, enfrentando elas no seu dia à dia.
    Eu também já fui sonhador, na minha casa, na rua faço o que tem que ser feito, jogar lixo no lixo, não na rua e no quintal de casa como muitos o fazem.
    Sabe tenho uma amiga que todas as vezes que saímos, brigo de mais com ela, eu não sei se ela é porca, ou faz isto para me afrontar, ela não pode pegar nada que joga onde ela esta, ainda penso que seja falta de educação por parte dela, ela sempre me critica por tal atitude.
    Para se ter uma idéia, ontem na hora do planeta, os grandes jornais, aqueles que chega na casa de todos, estava falando do mimi da semana "nardoni" se eles não ajuda quem vai ajudar?
    Cansei também faço a minha a parte e tendo ensinar as pessoas ao meu lado a ser coerentes.

    Abraços amigo, excelente post

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores textos que já li aqui no blog...

    Querem conscientização? Vão ensinar isto na escola...

    Quem tem mais de trinta anos dificilmente vai se conscientizar por mais forte que seja a acao...

    ResponderExcluir
  3. Uma pequena observação:

    Deveria ser lei, deveria ser matéria obrigatória nas escolas, conscientizarão ambiental

    ResponderExcluir
  4. Douglas: Obrigado, amigo. Eu sempre tento fazer a coisa certa, mas não sou perfeito. Odeio certas coisas levadas muito pela emoção.
    E concordo com você. Deveria ter essa disciplina sim.

    Meira: Verdade. Temos que começar a olhar mais para as nossas crianças, cujas sabedorias são podadas com um sistema educacional falho.

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google