quarta-feira, 26 de abril de 2006

Física e Relações Humanas (parte 1)

Photobucket - Video and Image Hosting
Isaac Newton(1642-1727), físico, matemático e astrônomo inglês Isaac Newton(1642-1727).
É interessante como as leis da Física podem ser aplicadas a certas situações que a primeira vista nada tem a ver, mas se você parar e pensar um pouquinho poderá concordar. Pegue as três Leis de Newton, por exemplo, e comece a analisar os fatos.
De acordo com Newton, a Inércia é uma propriedade da matéria que pode ser pensada como se fosse uma dificuldade a ser vencida, pois ela representa a tendência de um corpo de permanecer tanto em repouso quanto em movimento retilíneo constante, em ambos os casos a velocidade do corpo é nula ou um valor constante. Para alterar esses estados, é necessária a aplicação de uma força, e essa força provoca uma mudança no valor dessa velocidade. Mas, quando uma força é aplicada num determinado corpo, este corpo reagirá e devolverá a mesma força em sentido contrário. Interessante, não é?

[Principia, uma das obras científicas mais importantes do mundo]

No nosso cotidiano, temos a tendência de aceitar certos fatos como se fossem a verdade absoluta, e quando tentamos mudar certos conceitos, sofremos reações contrárias que pode levar a longas discussões, pois cada um tem a sua "verdade absoluta" ou seu ponto de vista. Esse ponto de vista depende do observador em questão, assim como na Física, temos o Referencial (Para determinar se um corpo está em movimento ou em repouso dependemos de um outro corpo ou um sistema físico adequado).
Tá ficando confuso?
Vamos ver certos fatos que passam de boca em boca:
- Todo político é ladrão ou corrupto...
Essa é a conclusão que todos chegam após testemunhar os fatos que ocorrem na nossa política, quer em âmbito municipal, estadual ou nacional. É complicado tentar explicar para uma pessoa que a política é feita de idéias, por isso existem os partidos, e seus integrantes, cuja função é aplicar essas idéias sejam elas de esquerda, direita ou de centro. O povo deveria conhecer os programas de cada partido antes de começar a falar besteiras, e também deixar de votar unicamente em pessoas e começar a votar em idéias. Pressionar para que as leis sejam cumpridas, vigiar seus candidatos, mas isso dá muito trabalho, não é? É muito mais fácil dizer a frase do começo.
- Foi Deus que quis assim...
Esse é um dos pensamentos que mais me deixa irritado e que me corrói. Não posso acreditar em certas conformações que a maioria das pessoas possui. As coisas acontecem porque algo ou alguém as provocaram, e cabe a nós enfrentá-las para forçar uma mudança para melhor. Ficar se lamentando por algo que não aconteceu ou que poderia ter acontecido não é a solução, temos que ter um objetivo bem claro do que queremos, e lutar corajosamente por isso.
- Deus escreve certo por linhas tortas...
Acho que essa frase segue na mesma linha de raciocínio do fato anterior. Reflitam.
- Estudar não enche a barriga de ninguém...
A educação hoje está jogada na lama devido às leis e interesses de outrem. Perdeu-se o rumo, perdeu-se o respeito, perderam-se os limites, ou seja, tudo se perdeu. Anos atrás, um professor era tão respeitado e ganhava tão bem quanto um juiz ou coisa do gênero, hoje o salário é uma piada de mau gosto. O ensino tinha um objetivo bem claro, era elitista? Talvez sim, talvez não, mas a coisa era séria. Hoje, por conta de uma inclusão (que na verdade é uma exclusão), temos salas superlotadas, temos uma mistura de alunos em classe que não favorece ao aprendizado de ninguém. Mas nas estatísticas do governo, o ensino vai bem, a repetência caiu consideravelmente, o salário do professor é justo...
Com tudo isso, muitos não vêem na educação a condição necessária para se vencer na vida, outros meios são mais interessantes... Como o crime organizado, por exemplo, a ilusão de que pra se fazer sucesso deve se ter o corpo explorado, a corrida atrás de falsos ídolos, e assim por diante.
Bem, com certeza existem outras frases que expressam certos fatos que não mencionei aqui, mas acredito que você possa ir mais a fundo e pesquisar, não é?
Em uma outra oportunidade voltarei ao tema do referencial e tentarei aplicá-lo às relações humanas, diria eu que é um tanto quanto intrigante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google