O Google Play começa a disponibilizar métodos de faturamento alternativos em resposta às demandas governamentais. Há uma nova opção disponível na Coreia do Sul.
fonte: Android Police |
O processo da Epic Games contra a Google e a Apple não só trouxe à luz o comportamento anticompetitivo presente em ambas as lojas de aplicativos, mas também divulgou os esforços para bloquear métodos de cobrança de terceiros nessas plataformas. A Coreia do Sul não aceitou nada disso, e um projeto de lei aprovado pela Assembleia Nacional do país, amplamente apelidado de "lei anti-Google", impede a Google de forçar o faturamento da Play Store aos desenvolvedores que publicam aplicativos no Google Play. Agora estamos vendo a Google cumprir, e a empresa oferecerá suporte a métodos de cobrança de terceiros em aplicativos baixados do Google Play - mas há alguns pontos.
Os pagamentos no aplicativo agora podem ser tratados por meio de um sistema de faturamento alternativo, em vez de usar a própria Google. Se, por exemplo, um serviço deseja oferecer uma maneira dos usuários se inscreverem para uma assinatura mensal por meio de seu aplicativo Android, agora ele pode fazer isso usando seu próprio método de cobrança.
fonte: Android Police |
Embora os desenvolvedores agora possam usar seu próprio faturamento, eles ainda precisam oferecer suporte ao da Google ao lado do deles - eles não podem renunciar totalmente ao sistema de faturamento do Google Play; eles podem apenas adicionar um método alternativo no topo. Na verdade, da forma como a Google está defendendo isso, os usuários terão a opção de escolher entre o faturamento do Google Play e o faturamento de terceiros. Além disso, há também o fato de que usar um método de cobrança de terceiros também não permite que os desenvolvedores impeçam a Google de receber uma parte. O corte que a empresa leva será menor - cai para 11% dos 15% habituais que a Google recebe da maioria dos desenvolvedores de aplicativos. Mas ainda há um corte da Google no final, que sabemos não é a solução que todos queriam ver.
Além disso, se você esperava que essa mudança fosse apoiada fora da Coreia do Sul, boa sorte. A mudança está sendo feita apenas para cumprir a lei coreana, não por boa vontade da Google, o que significa que os americanos provavelmente ainda pagarão por coisas por meio do Google Play em um futuro próximo.
Essas mudanças são suficientes para deixar os legisladores coreanos felizes? Teremos que esperar para ver.
fonte: Android Police