Logo do Facebook Blogs |
Todos nós sabemos que o foco principal da Google é a sua rede social, o Google+ e o Blogger vinha perdendo prestígio dentro da empresa. De acordo com um engenheiro que não quis se identificar, ele disse que o Blogger tinha se tornado uma pedra no sapato da empresa, principalmente por causa da quantidade de processos que vinha enfrentando, e que com a criação das páginas, não haveria sentido de manter uma plataforma de blogs.
Com o anúncio da venda da plataforma tudo agora ficou mais claro, "Se uma pessoa quiser se expressar na internet, o caminho agora é escrever nas redes sociais, dentro de uma página como a que o Google+ oferece. A praticidade é maior, o usuário não precisa se preocupar com layouts, templates, códigos e gadgets. Tudo que ela precisa é escrever seu conteúdo e postar na sua página do Google+", afirmou Paul Harddick, gerente de produtos da Google.
Mas do lado do Facebook, o pensamento é exatamente o oposto. Mark Zuckerberg pretende dar um fim às páginas e os grupos, para criar algo mais profissional. O nome Blogger deixará de existir e o endereço da plataforma blogspot.com também. Páginas e os Grupos irão se fundir para a criação do novo Facebook Blogs e o endereço será simplesmente NOMEDOBLOG.facebook.com. Como exemplo, este blog ficará www.crazyseawolf.facebook.com e o Dorgas on Fire, www.loucodorgado.facebook.com...
Os blogs existentes continuarão a existir, mas deverão sofrer instabilidades durante os próximos dias por causa da migração dos mesmos para os servidores do Facebook. "Os usuários podem ficar tranquilos porque será uma transição simples e funcional. Mas para aqueles que não quiserem ficar na plataforma de blogs do Facebook, estaremos disponibilizando ferramentas de migração dentro do Blogger e também no Facebook", afirmou Sara Oldbitch, gerente de projetos do Facebook.
A migração deve começar na metade desse mês e deve durar até 30 de junho, nesse período os blogs poderão ser acessados tanto no endereço blogspot.com quanto no facebook.com. A partir de 1º de julho, apenas na nova plataforma de blogs do Facebook.
Para mais informação, leia o artigo original publicado no Jerks.com
E aí, gostaram da novidade? Eu só digo que odiei... Vou fugir o quanto antes!