O Documentos, Planilhas e outros arquivos da Google ocuparão mais espaço de armazenamento da sua conta em 2021. A empresa também está adotando uma abordagem mais agressiva para contas que estão inativas ou usam mais do que o justo.
fonte: Android Police |
A Google está pronto para implementar uma grande mudança em sua política de armazenamento em nuvem para o consumidor. A partir de 1º de junho de 2021, novos arquivos criados no Drive, incluindo Documentos, Planilhas, Apresentações, Desenhos, Formulários e Jamboard, serão contabilizados na cota gratuita de 15 GB dos usuários e em qualquer armazenamento complementar do Google One. Isso em adição aos anexos nesses arquivos, que já contam. A notícia chega ao mesmo tempo em que uma reforma semelhante foi anunciada para o armazenamento do Google Fotos.
Atualmente, apenas os anexos de um documento do Drive são computados em relação ao armazenamento do usuário. Mas a partir do meio do próximo ano, o arquivo real do documento/planilha/apresentação em qualquer um dos serviços acima irá para a cota de armazenamento dos usuários se eles tiverem sido criados em e após 1 de junho. Eles também contarão se foram criados antes disso data, mas foram editados desde então.
Você pode ver uma lista completa do que os arquivos ocupam e não ocupam na sua conta agora e a partir de junho próximo com esta página de Ajuda do Google One.
A empresa também está definindo uma política de limpeza de dados para contas que não usaram os serviços do Gmail, Drive e Fotos por 2 anos ou ultrapassaram sua cota de armazenamento por 2 anos, avisando que o conteúdo em serviços inativos pode ser excluído após um aviso prévio de 3 meses. Os titulares de contas estão sendo aconselhados a verificar o gerenciador de contas inativas para determinar o que deve acontecer com seus dados e conta quando se torna inativo. Esta política também começa em 1º de junho de 2021.
fonte: Android Police via Google (1), (2)