Joy of Tech - Uber wrecked uber! |
A Uber comanda uma frota de taxis ou de motoristas particulares que dão caronas? O problema é que esse papo de caronas o dia inteiro virou algo lucrativo mas é para a prefeitura, um serviço clandestino, pois esses motoristas não tem autorização para fazer transporte de pessoas. Os motoristas de táxi de São Paulo, tanto do Rio de Janeiro, onde esse aplicativo está funcionando, vem realizando protestos, assim como outras cidades do mundo, tais como Berlin, na Alemanha, onde esse serviço foi banido.
A Uber também enfrentou problemas desse tipo na própria cidade onde o serviço foi lançado, em São Francisco, nos EUA. O serviço começou com o nome de Ubercab (super-táxi) e acabou mudando só para Uber, para não entrar em conflito com os serviços licenciados de táxis e também com as próprias leis da cidade.
O aplicativo também pode ser banido por aqui, a prefeitura de Sampa está orientando seus fiscais para apreender esses motoristas, que acabam pagando uma multa de 1800 reais, mais 700 reais de taxa de remoção. Caso esses motoristas sejam pegos de novo, a multa dobra.
Sou professor, se não tenho dinheiro nem para pegar um táxi, imagine usar um serviço de motorista particular, portanto nada posso dizer sobre ele, A idéia do aplicativo é legal, mas seus autores não previram os problemas que poderiam enfrentar com as leis de trânsito de cada cidade.
Quer usá-lo enquanto não é banido? Baixe o aplicativo no Android, Apple Store ou Windows Phone.
Se não só os geeks, mas também outros nichos que usam a palavra uber começarem a fazer protestos, sobre a avacalhação que a empresa vem fazendo com a palavra, não seria algo engraçado? Se bem que destruir a palavra é o menor dos crimes que a empresa vem cometendo...