O Google Maps fez quinze anos na última quinta-feira, 06, e a Google para comemorar a ocasião atualizou seu produto com um novo ícone, um novo design e melhores categorias da barra inferior.
|
fonte: Android Police |
Para muitos, o Google Maps se tornou uma ferramenta indispensável para encontrar restaurantes, explorar novas cidades, passeios e navegação, e por ocasião de seu aniversário, a Google deu ao seu aplicativo uma nova interface.
|
fonte: Android Police |
A mudança mais óbvia é o novo ícone que você verá na tela inicial quando a atualização chegar no seu dispositivo. O mapa desapareceu do logotipo, deixando apenas o alfinete. Ostenta a mesma identidade corporativa colorida de outras redesenhos recentes, como o News, Fit, Home ou Lens.
Para comemorar o aniversário, o Maps também receberá um ícone de carro com tema de festa por um tempo limitado enquanto você navega pelo aplicativo.
|
fonte: Android Police |
A equipe do Google Maps escolheu apropriadamente o protótipo autônomo do Google como modelo, o que mostra que a empresa continua a dar peso à sua visão de um futuro sem motorista.
Uma vez que você entra no aplicativo redesenhado, irá notar que o número de atalhos da barra inferior aumentou de três para cinco e que o menu de hambúrguer desapareceu. As seções Explorar e Comutar permanecem intactas, mas a Google removeu o atalho Para você em favor de Salvos, Contribuir e Novidades. O recurso Salvos inicializa você diretamente na seção Seus lugares, que costumava ficar no menu de hambúrgueres, tornando mais fácil o acesso a um recurso muito usado. O mesmo vale para o Contribuir. Enquanto isso, o Novidades é uma consolidação do atalho antigo Para você e da seção a seguir e é "um feed de tendências e pontos imperdíveis de especialistas e editores locais", como a Google chama.
|
Capturas de tela da nova versão, fonte: Android Police |
O novo alternador de contas da Google no canto superior direito permitirá acessar o restante das entradas ausentes no menu hambúrguer, como Sua linha do tempo, compartilhamento de local e mapas offline.
|
A nova navegação inferior facilita encontrar o caminho no Maps, fonte: Android Police |
A Google também implementou melhorias no Live View, o modo de navegação a pé desenvolvido por RA, introduzido no ano passado. Um novo botão será exibido logo quando você pesquisar locais que permitem acessar a Exibição ao vivo sem navegação. O recurso permite que você veja onde e a que distância o local está no mundo real.
|
O Live View vai te ajudar a encontrar locais próximos, mostrando-os em uma sobreposição de recuperação de desastres, fonte: Android Police |
A partir de março, a Google também quer lançar previsões de lotação de transportes públicos internacionalmente, um recurso que estima o quanto seu ônibus ou bonde estará lotado no seu caminho para o trabalho, graças à agregação de relatórios de usuários. Depois de usar a navegação em trânsito, você poderá ser solicitado a preencher pesquisas que ajudem a Google a coletar e analisar dados não apenas sobre aglomeração, mas também sobre temperatura, acessibilidade, segurança a bordo e o número de carruagens disponíveis. Isso já estava disponível em cerca de 200 cidades em todo o mundo.
|
fonte: Android Police |
A Google também preparou várias postagens de blog para o aniversário do Maps. Confira-os para obter uma visão geral da história do serviço, uma coleção dos 15 melhores Street View, os planos da equipe do Maps para os próximos 15 anos e a reflexão de Sundar Pichai nos últimos 15 anos de mapeamento do mundo. O CEO também compartilhou um mapa de seus 18 principais pontos de burrito vegetariano em todo o mundo.
O ícone do aplicativo já tinha sido visto em dezembro do ano passado, quando a Google havia testado a nova interface com alguns usuários. Tanto quanto podemos dizer, nada mudou muito entre então e agora, com a exceção do que estamos vendo nessa ampla distribuição desde a semana passada entre o Android e iOS.
fonte:
Android Police via
Google