terça-feira, 24 de março de 2015

O futuro da computação é a Nuvem?

Tenho alguns amigos que torcem seus narizes quando eu começo a falar na Nuvem (Cloud Computing ou Computação nas nuvens). Eles ainda possuem aquela coisa de guardar seus arquivos em seus próprios dispositivos, seja hds externos, pendrives ou até mesmo em DVDs!

E respondendo a questão do título, eu acredito que sim!

Joy of tech - Cloud time

Eu acredito que num futuro bem próximo, não haverá mais a necessidade de guardar arquivos em mídias físicas, a computação nas nuvens vai se tornar mais confiável e a idéia de poder acessar os arquivos em qualquer lugar e em qualquer dispositivo será algo tão comum e normal quanto sentar num bar e beber cerveja com os amigos.

O conceito de Computação na Nuvem está no uso do armazenamento dos inúmeros computadores e servidores que estão interligados pela internet. Basta ter qualquer dispositivo móvel e você terá o acesso a nuvem disponibilizada pelo sistema operacional do produto ou por algum aplicativo independente.

E opções não faltam, existem vários serviços de armazenamento gratuitos, tais como o Dropbox, o Mega, o iCloud da Apple, o Onedrive da Microsoft e o Google Drive, por exemplo. E caso você necessite de mais espaço, esses serviços oferecem a compra de espaço adicional. Neste artigo do Tecnoblog, há um comparativo entre esses serviços de armazenagem.

Muitos tem medo de colocar arquivos na nuvem e perdê-los ou serem hackeados. Essas empresas investem pesadamente em segurança online e quem vai duvidar da capacidade de uma Google, Apple ou Microsoft? E além do mais, é muito mais fácil perder seus arquivos em mídias físicas, basta um CD ou DVD riscado, a queda de de um HD externo ou até mesmo uma queda de tensão ou um pequeno pulso eletromagnético causando a queima de suas mídias.

Eu sou suspeito pra falar mas o meu principal serviço é o Google Drive. Uso e abuso dele e tenho somente 10% do meu armazenamento total:

Adicionar legenda
No Google Drive, o armazenamento está dividido entre o s anexos do Gmail, as fotos do Google+ e do próprio Drive. E as imagens do meu outro blog, o Dorgas on Fire nem ocupam espaço, pois redimensiono todas para 500 pixels, e elas não entram no total do armazenamento.


Devo confessar que eu também adoro guardar meus arquivos... Estou até em vias de comprar um HD externo de 1GB, mas pouco a pouco estou tentando me libertar disso, ter a mente aberta para outras possibilidades... Temos que evoluir, certo?

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google