quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Notificações misteriosas enviadas aos usuários do Hangouts

Os usuários do Hangouts não devem entrar em pânico com as notificações misteriosas que estão recebendo do 'FCM'. As mensagens em massa provavelmente estão ligadas a relatórios recentes sobre as vulnerabilidades do Firebase.

fonte: Android Police
O Google Hangouts pode não ser tão popular como antes, mas ainda há muitas pessoas que o mantêm. Um bom número de usuários do Hangouts em todo o mundo recebeu algumas notificações estranhas, que podem estar relacionadas a uma vulnerabilidade na plataforma Firebase do Google.

Imagem: Jawala, fonte: Android Police
Na semana passada, uma vulnerabilidade foi publicada para Firebase Cloud Messaging (FCM), que muitos aplicativos do Google, incluindo Hangouts, usam para entregar notificações. A vulnerabilidade permite que alguém explore as chaves FCM armazenadas em arquivos APK para transmitir mensagens a qualquer pessoa que use um aplicativo baseado no Firebase, neste caso, o Hangouts.

Ontem, alguns usuários do Hangouts receberam uma "Notificação de Teste !!!!" suspeita alerta denominado "Mensagens do FCM". Ao tocar na mensagem acaba abrindo a lista de conversas do Hangouts, sem nenhum sinal desse alerta estranho em qualquer lugar.

É quase certo que esses dois eventos estão relacionados, mas ainda não sabemos exatamente o que causou o envio das notificações em massa. Pode ser que a Google inadvertidamente enviou aos usuários uma mensagem enquanto tentava consertar o problema, ou talvez um hacker curioso estivesse bisbilhotando para ver até onde vai a vulnerabilidade.

Em qualquer caso, as próprias mensagens foram inofensivas. A Google está ciente do problema e está investigando e vamos estar atentos aos desenrolamentos.

fonte: Android Police via Google Support (1), (2); Reddit (1), (2); Abss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google