sábado, 14 de janeiro de 2012

Como habilitar os Threaded Comments em templates CUSTOMIZADOS

Nesta semana, o Blogger nos deu um presente de Natal atrasado, um "novo" sistema de comentários que foi muito pedido pelos usuários, que são os Threaded Comments ou Comentários Aninhados, semelhante ao que tem no Wordpress ou qualquer outra plataforma.

O usuário nada tem a fazer, a não ser usar o formulário de comentários embutido (incorporado) e habilitar seus feeds para completo. Os códigos do novo sistema foram incluídos automaticamente em todos os templates nativos, sejam os clássicos ou os das visualizações dinâmicas... Mas como sempre, há bugs ou problemas.

Em muitos templates nativos, o novo sistema não apareceu. O motivo é por causa de inúmeras customizações que fazemos em nossos templates, colocando códigos, seja CSS, HTML ou até mesmo scripts. Neste blog e no Dorgas, por exemplo, o novo sistema nem quis dar as caras.

Reportei o problema para Bruce Polderman, gerente de produtos da Google, que passou pelos meus blogs (fez comentários  de teste) e também não soube me dizer o motivo. Lembrei de uma coisa que fiz antes, em uma outra situação, que tinha dado certo, que foi reverter para o modelo padrão de widgets em Editar HTML. E deu certo! E o próprio Bruce me elogiou, chamando me de bom detetive! Essa solução dá certo na maioria dos casos, mas é complicada, pois suas customizações são apagadas. Por isso o back up do blog é importante, para recolocá-las de novo.

1 - Faça um back up de seu template antes, indo em Modelos >> clicar em fazer backup/restaurar no topo da página à direita.
2 - Depois vá em Modelos >> Editar HTML >> prosseguir >> na popup que se abre clicar em "Reverter modelos de widget para o padrão"
3 - Pronto. Você tem os threaded Comments no seu blog.

Uma outra solução é ir no template de seu blog e colocar as linhas de códigos necessárias para a habilitação do recurso. Este segundo método é um pouco trabalhoso e tem que ser feito com muito cuidado. SE VOCÊ NÃO SABE MEXER NO LAYOUT NEM TENTE. Peça ajuda para alguém mais capacitado. Mas se quiser tentar, FAÇA POR SUA CONTA E RISCO!

Ok, vamos lá...

1 - Vá em painel de controle >> Modelo >> faça backup de eu template (é importante caso algo dê errado e você tenha que voltar atrás.)
2 - Em Modelo >> Clique em Editar HTML >> prosseguir >> Clicar em "expandir modelo de widgets"
3 - Procure pela seguinte linha de código (use control + F):

  <b:include data='post' name='comments'/>

Essa linha aparece no mínimo QUATRO vezes no template.

4 - Para cada vez que ela aparecer, troque-a imediatamente pelo código abaixo:

<b:if cond='data:post.showThreadedComments'>
            <b:include data='post' name='threaded_comments'/>
          <b:else/>
            <b:include data='post' name='comments'/>
          </b:if>

5 - Salve e visualize. Os Threaded Comments estarão lá prontos para serem utilizados. Aproveite também para limpar o cache do navegador.

6 - E se ainda não funcionar direito, precisa ver se o script está no template, logo repita os passos 1 e 2.

7 - Procure pela seguinte linha de código (use control + F):

<div id='comment-holder'>

8 - Verifique se existe o código abaixo, se não, troque a linha acima por ele:

<div class='comments-content'>
      <b:if cond='data:post.embedCommentForm'>
        <b:include data='post' name='threaded_comment_js'/>
      </b:if>
      <div id='comment-holder'>
         <data:post.commentHtml/>
      </div>
    </div>

9 - Salve, visualize e curta os Threaded Comments.

10 - E se nada disso der certo, bem, o negócio é esperar por outra solução...

Atualização 24/01: Como sempre, a cada novo recurso colocado na plataforma, surgem bugs inesperados, do tipo, não funcionar em outros navegadores (principalmente o Internet Explorer, mas sério, quem ainda o usa? Não precisa me responder, foi uma questão retórica!) e rolagem da página até o fim. O Marcos Lemos (@hordones) do Ferramentas Blog, desenvolveu um script para parar com essa rolagem, mas é uma solução temporária.
De qualquer forma, os engenheiros do Blogger estão cientes dos problemas e estão trabalhando nas soluções. Vamos aguardar!

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google