sábado, 27 de março de 2010

Ideais, Hora do Planeta e babaquices

Houve um tempo em que eu era um sonhador, e acreditava no que fazia. No final dos anos 80 fui um militante ferrenho do PT, acordando às 3 da manhã para estar na frente das portas de fábrica brigando, lutando pelo que eu acreditava. nunca recebi grana nenhuma por isso, apenas o prazer de estar fazendo a coisa certa, de estar lutando pelos meus ideais.

O tempo foi passando e eu fui crescendo, comecei a enxergar certas verdades nuas e cruas e me decepcionei com a política. Eu enxerguei a corrupção na minha frente e isso me fêz ter nojo do sistema.

Participar de movimentos virtuais era uma bandeira minha tempos atras, e vocês podem conferir isso nos posts de 2006 e 2007. Memes, blogagens coletivas, eu sempre queria participar, mostrar que eu estava fazendo parte de algo importante, mas acabei parando com isso, porque percebi que também não via resultado algum. É bonito ver milhares de blogs na luta por isso ou aquilo, mas efetivamente isso não chega a lugar nenhum.

Posso afirmar que cerca de 99% dos leitores de blogs são blogueiros de fato (fiz uma pesquisa sobre isso tempos atrás), e que muitos desses movimentos altruístas ficavam relegados apenas à nós. E resultado de concreto, quase nenhum.
O Blog Action Day em tese, é um movimento interessante, mas será que o leitor comum se deu conta disso?

Vivemos num mundo onde as informações estão em todo lugar, ninguém pode dizer que não sabia que havia ou existia, tal informação está em algum lugar, é só procurar. Mas as titudes das pessoas continuam as mesmas, lixo sendo jogados em córregos, cesperdício de energia elétrica, o isopor ainda continua sendo utilizado, etc, etc.

Essa coisa de Hora do Planeta é mais outra babaquice inventada para conscientizar as pessoas sobre a situação do nosso planeta. Uma ação um tanto quanto falha porque vai gastar muito mais energia na hora de religar os equipamentos elétricos do que se eles continuassem a funcionar normalmente.

Mudanças de verdade no comportamento das pessoas só podem ocorrer de dois modos: Um a longo prazo que é o investimento na Educação, e outro, a médio prazo mexendo no bolso. As pessoas são bem mais sensíveis em relação ao segundo modo. Conscientizar esvaziando os bolsos de alguém dá mais resultado.

Sim, eu sou cético e pessimista. Fiquei assim ao descobrir que Papai Noel e Coelhinho da páscoa não existem, e que palhaços não são tão divertidos assim, eles são verdadeiros monstros que incute o terror na mente das criancinhas.

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google