sábado, 6 de fevereiro de 2010

Nicho específico e casamento, tudo a ver!

"Especialistas" em blogs sempre recomendam que ao criar um blog deva se ter um nicho específico, um público alvo bem definido. Confesso que nunca pensei nisso, pois para mim é como se entrasse em um casamento, que é uma verdadeira prisão.

Por que? Bem, quando você tem um blog de um assunto específico, você geralmente fica preso à idéia, e se sair um pouco, chovem reclamações (Vejam o exemplo da Juliana Sardinha, que tem um metablog direcionado ao Blogger, e que recebeu muitos comentários contra o fato dela começar a falar muito em Twitter, tempos atrás), e além do mais, às vezes você pode perder o tesão pelo assunto que você escreve ( A Ariane é um exemplo disso.)

O Marcos Lemos criou o Ferramentas Blog com foco no Blogger, dicas de SEO, e agora está também com foco no Wordpress, até a Juliana Sardinha convidou o Luan, o garoto sensação, para escrever artigos sobre essa plataforma. Mas um dia ou o assunto acaba ou perde-se o interesse, como no caso do Compulsivo, que agora publica artigos variados, muitos deles do universo geek, com vários autores convidados.

Geralmente, blogs de tecnologia,como o Meio Bit e o Tecnoblog, mantém uma estrutura profissional com vários autores, sempre antenados nas notícias (Ah, se no casamento pudéssemos ter outras opções... Sim, sou a favor da poligamia, não se assustem! )

Fonte: Nadaver

Ok, eu sou um cara complicado. Eu não conseguiria escrever um blog sobre um determinado assunto, pois gosto muito de variar, procurar outros temas, por isso meu blog principal é de variedades, ou seja, escrevo o que quero, qualquer assunto que seja. Talvez seja por isso que não tenho um crescimento visível ou rendimentos  mais palpáveis. Com o Palavras Depressivas, um blog de poemas, tentei me ater em poesias sombrias e depressivas, mas acabei introduzindo outros temas que nada tem a ver com o proposta do blog, justamente porque é assim que eu sou, não consigo ficar preso à uma idéia, assim como não consigo ter um relacionamento fixo, assim como casamento para mim ser uma tortura eterna.

Por isso não crio um blog só de Física ou de Ciências, eu perderia o tesão logo nas 5 primeiras postagens, assim como não consigo me manter fixo em um relacionamento. Prefiro, de tempos em tempos, criar artigos científicos aqui mesmo, no momento que eu quiser, sem ter a pressão de sempre escrever sobre o mesmo assunto.

Concluindo, se para ganhar muita grana em blogs tiver que me concentrar num nicho específico, prefiro continuar pobre, do mesmo jeito que eu penso a respeito de um casamento.

Fonte da 1ª imagem: Google

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google