quarta-feira, 6 de maio de 2009

10 bandas de rock que nunca deixo de ouvir

Hoje apresento uma lista com as 10 bandas de rock que nunca deixo de ouvir, pois elas me faz viajar sem precisar usar uma única droga (talvez cerveja, eu não sou de ferro!). É uma lista onde enquadro todos como rock, pois é isso que elas são, apesar dos estilos variarem (punk, metal, rock'n'roll, New Wave, hard rock, etc), todas elas tiveram algo em comum, de serem bandas que revolucionaram o mundo da música, além de abalarem o status quo da sociedade.

Leiam e comentem:

1 - Beatles

O que dizer deles? Os primeiros e os maiores. Nenhuma chega aos pés dela. Beatles é pop, é classic rock, é metal (se duvida, ouça Helter Skelter), é psicodelismo, é hard rock! Muitos bebem dessa fonte, porque ela é completa em todos os sentidos. John, Paul, George e Ringo revolucionaram o rock... E Lennon, principalmente é o verdadeiro Deus para mim.



2 - Aerosmith

A maior banda de hard rock da América! Liderada pelos Toxic Twins, Steven Tyler e Joe Perry, eles ainda conseguem arrebatar fãs e corações das donzelas por mais de três décadas. Novo CD já está a caminho, e uma nova turnê com a banda ZZTop já está agendada para o segundo semestre. E eu amo Steven Tyler! Que boca, que voz!!! E eu o vi, frente a frente há dois anos atrás no Morumbi. Algo que me emociona até hoje!



3 - Rolling Stones

Enquanto os Beatles eram os rapazes bonzinhos, a trupe de Mick Jagger e Keith Richards eram os bad boys da época. Mas engana-se quem achava que eles não se davam. Eram muitos amigos e sempre curtiam suas festinhas juntos. Com mais de 40 anos de estrada, os vovôs do rock estão meio sumidos, a idade pesa, mas não se enganem se um novo trabalho sair e mais uma nova turnê mundial ocorrer, eles tem poder, nem a morte pode com eles(pelo menos com o Keith Richards, o cara já deveria estar a sete palmos por tudo que já aconteceu com ele, mas o veio continua firme e forte!)

4 - Led Zeppelin

Reis do metal e do Hard rock. Outra referência influente no mundo do rock. Ouvir Robert Plant cantar é como viajar sem nunca ter usado uma droga. Letras poderosas em harmonia com guitarra possante de Jimmy Page e a bateria estrondosa de James Bonham completam a porrada musical que detona a mente. É como subir as escadas para o paraíso, ou o inferno, dependendo do ponto de vista!





5 - Iron Maiden

O metal nunca mais foi o mesmo após o Iron Maiden, banda que surgiu na onda do novo metal britãnico no final dos anos 70, após o punk rock abalar as estruturas da vida cotidiana dos ingleses. Após altos e baixos, a banda ainda arremata fãs no mundo inteiro e tem em Bruce Dickenson, a sua cara. Ele é o vocal da banda e nenhum outro póderá tomar o seu lugar.



6 - The Sweet

Eles são os avôs do hard glam rock, quem nunca vibrou nos anos 70 ao som de Ballroom Blitz, Hellraiser, ACDC, Reflections, que atire a primeira pedra. The Sweet representa o rock setentista com perfeição. Apesar de dois integrantes já terem falecido, a banda ainda continua só que com outro nome: Andy Scott's Sweet e faz muito sucesso ainda na Europa.



7 - Guns 'n' Roses

Depois do Aerosmith, a banda de maior sucesso de hard rock na América foi o Guns, sem sombra de dúvidas. Eles mesmo afirmam que beberam da fonte aerosmithiana. Axel Rose representa tudo que um roqueiro é, nervoso, rebelde, inconseqüente, impulsivo... Como dono da banda, pôs todo mundo a correr e ficou mais de dez anos anunciando o cd Chinese Democracy, que para muitos era só bravata, algo que se tornou realidade no fim do ano passado. Guns'n'Roses é Axel Rose, que me perdoe Slash, um dos maiores guitarristas de todos os tempos.

8 - Nirvana

Nirvana é um caso de amor e ódio. Quando eles surgiram no final dos anos 80, não dei muita importância. A voz do vocalista era irritante aos meus ouvidos. Parecia que ele ao cantar estava defecando. Com o tempo, eu me permiti a ouvir melhor as músicas e a entender as suas letras, e fui fisgado. Depressão e paranóia são a minha praia. Hoje considero o Nirvana a melhor coisa que aconteceu para o rock nos anos 90. Infelizmente ele não agüentou a pressão.


9 - Blondie

O Blondie surgiu nos anos 70, em pleno movimento punk/new wave e conseguiu o seu espaço com muita competência e com a beleza daquela que para mim, é a verdadeira deusa, musa, seja lá o que for do Rock, a eterna coelhinha da playboy, Deborah Harry ou Debbie Harry. A loira liderou a banda numa época em que o rock era dominado só por homens e não decepcionou. Voltou e manteve a mesma pegada, apesar da idade avançada, mas mesmo assim ainda continua linda!



10 - AC/DC

Hard rock de qualidade mesmo. Cada trabalho novo dessa banda não traz nenhuma inovação. É puro hard rock feito sem nenhum efeito especial, e eles mantêm uma qualidade, uma pegada que eu não vejo em nenhuma outra banda do gênero (mesmo tendo o Aerosmith como algo supremo para mim). Quanto mais o tempo passa, mais eles fazem melhor. Às vezes o simples tem um efeito muito mais arrasador do que muito badulaque por aí. O AC/DC é sempre o AC/DC!

Outras bandas que merecem a minha atenção: Deep Purple, Motörhead, The Animals, Black Sabath, Foo Fighters, Mötley Crue, The Clash, Offspring, U2, The Doors, Nightwish(fase com Tarja), Metalica (antes de virar nu metal), Def Leppard, Van Halen(fase com David Lee Roth), Pink Floyd, Bad Religion, REM, The Smiths, e a lista vai longe!

Fazer uma lista com as dez mais é uma coisa muito injusta. Muita banda boa cai fora e fica em mim um sentimento de injustiça, pois amo o rock em todas as suas formas.

Finalizo aqui com uma frase que eu sempre digo e que é a mais pura verdade:
"Os norte-americanos criaram o rock, mas os britânicos o revolucionaram e o elevaram para um alto patamar!"
(by A. J. Rosário - 06/05/2009)
Fonte das imagens

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google