quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Explicando o inexplicavel

Vocês sabem que eu odeio o Natal, e por conseguinte as festas de fim de ano. Esse post do Compulsivo diz tudo e eu já tinha me manifestestado sobre isso aqui e aqui.

"Mas, Cidão, porque você decorou o blog com temas natalinos? Você não está se contradizendo? Não está indo contra o que você pensa?"

Quem me perguntou isso me conhece e achou muito estranho, e portanto, vou ter que explicar...

Enquanto professor eu ensino muitas coisas que no cotidiano as pessoas falam errado, como por exemplo, as frases "Eu estou com calor" e "Eu peso 60 quilos". Conceitualmente essas frases estão incorretas, respectivamente o certo seria dizer "Eu estou quente" e "Minha massa mede 60 Kg".

Mas no cotidiano eu saio por aí dizendo corretamente essas frases? Claro que não, porque ninguém iria me entender porque o senso comum já está impregnado na linguagem. Apesar de ter a consciência de que, enquanto Físico, estou cometendo erros grotescos, eu tenho que seguir o fluxo! E se eu falar assim, vão pensar que sou isso ou aquilo...

Uma vez entrei num bar e falei assim: "Dê-me um cafezinho"... O cara me olhou estranhamente como se não entendesse o que eu estava querendo, aí eu percebi que foi por causa da frase, então eu falei "Me dá um cafezinho" e ele entendeu!!! Infelizmente falar correto a língua é proibido nesse país, aliás ter cultura é algo "impensável".

Assim chegamos ao Natal. As pessoas, em sua maioria, estão impregnadas com esse culto e você não pode fechar os olhos para isso. Eu acabo dizendo Feliz Natal por inércia, porque vivemos numa sociedade pluralista e se você não se enquadrar acaba vivendo à margem. Por causa disso tento ficar sozinho, porque para mim essa data não tem sentido e me sinto muito mal.

Não lembro na minha vida ter tido alegrias nas festas de fim de ano, desde criança tive muito sofrimento e a coisa não mudou depois de adulto. Alguma coisa de ruim sempre acontece nessa época (morte, traição, só para citar). Meu ódio pelas festas de fim de ano vem de longe. Prefiro a reclusão do que ficar festejando algo na qual não me sinto bem.

Eu respeito as crenças de todos e se uma pessoa me deseja um Feliz Natal, eu acabo retribuindo porque ninguém tem nada a ver com os meus problemas. Todos que me conhecem, sabem da minha insociabilidade, que não gosto de me misturar, que odeio festas de qualquer tipo.

Não quero passar isso para o blog (se bem que no início dele, eu demonstrava esse lado meu abertamente!) pois, percebi que aqui houve um crescimento que eu não imaginava, e para falar a verdade, eu já estava meio que cansado de ficar mostrando ao mundo o quanto sou depressivo e anti-social, mas o meu mau humor continua a todo vapor! De vez em quando, para não perder o costume, acabo escrevendo algo relacionado a isso...

Espero que todos entendam e compreendam o que eu quis dizer.

=>Em tempo, assistam ao documentário Zeitgeist, aqui ou aqui, e tirem as suas conclusões.<=

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google