quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

10 coisas que odeio dentro de uma sala de aula

Muitas coisas me irritam na minha profissão e se eu ficar enumerando vou terminar o ano só fazendo "posts" sobre isso. Mas existe 10 coisas que me tiram do sério dentro de uma sala de aula, coisas que faz meu mau-humor aumentar... Contar de 1 a 10 não adianta, pois o estrago estará feito e a aula fica uma porcaria. Em casa na frente do espelho, falo para eu mesmo: "Que merda de aula essa de hoje!"


Dez coisas que odeio dentro de uma sala de aula:

1 - Pessoas de fora vindo fazer propaganda:

Existem pessoas que vão para as escolas para fazer propaganda de algum curso ou qualquer outra coisa, e te interrompe justamente naquele momento em que a aula está fluindo, onde um determinado raciocínio está sendo desenvolvido... Se alguém me interrompe, eu perco a minha linha de pensamento, e estraga a minha aula.

2 - Diretor entrando sem bater na porta:

Dentro de uma sala de aula, o professor é a autoridade, portanto, pode ser o governador, o papa, o fdp quem for, tem que pedir licença para entrar. Existem muitos diretores folgados que entram sem pedir permissão.

3 - Conversa paralela:

Não tem coisa mais irritante do que você estar desenvolvendo um assunto e ao fundo, ter uma conversa paralela. Fico nervoso e mando para fora da sala. Aprendi na vida que quando um burro fala, os outros abaixam suas orelhas.

4 - Celular:

Tomei ódio de celular por causa de seu uso indevido na classe. Esses malditos ringtones, na sua maioria de funk, acabam com a minha paciência, sem contar aqueles que atendem ao telefone dentro da sala, mesmo sabendo que é proibido.

5 - Perguntas inconvenientes:

Imagine você desenvolvendo um assunto, uma aula preparada com carinho, e no fim, quando abre para a sala o momento das dúvidas e/ou perguntas vem aquelas pérolas do tipo: "profis, o sr é casado?"; "o sr mora sozinho?"; " Qual a sua idade?". Minhas respostas respectivas para cada pergunta: "Não, está a fim de casar comigo?"; Por que? Você quer dormir comigo?" e " O suficiente para te amar pelo resto da vida", caso seja mulher. Se for homem, "Mulher eu até aceito a pergunta, mas de um homem? Sei que você deve ser louco por mim, mas infelizmente não curto o mesmo sexo, procure outro". Posso garantir que isso já me rendeu algumas discussões, brigas e processos.

6 - Alunos virados de costas:
Não tem maior forma de desprezo do que uma pessoa ficar de costas quando você fala, sempre falo que prefiro levar um murro no rosto porque o hematoma sara, o desprezo não. O pior são alguns alunos que te perguntam algo e na hora que você vai tirar as dúvidas, ele se vira e fica conversando com o colega. Aí eu paro e continuo o que eu estava fazendo. E ainda me chamam de arrogante.

7 - Alunos entrando fora do horário pré-determinado:

Existe um horário para entrar na aula, há uma tolerância não institucionalizada que depende do professor em questão, depois disso o aluno não entra. Mas nas escolas estaduais, o aluno entra a qualquer momento, e isso acaba com a aula, porque esse aluno tumultua, geralmente esses que chegam atrasados são os piores da sala.

8 - Choro de aluno:

O aluno passa o ano inteiro te desprezando, te desafiando e mandando você tomar naquele lugar. No final do ano, quando vê que está pendurado, precisando de nota, parece um anjinho na sua frente, chega até chorar. Isso me irrita e nem dou atenção.

9 - Prazos não cumpridos:

Odeio quando algum aluno entrega uma atividade ou trabalho fora do prazo de entrega. Tem aluno que só vai pensar no trabalho um dia antes do prazo. E olha que eu sempre passo um trabalho ou atividade de pesquisa com DOIS meses de antecedência, justamente para não dizer que não tiveram tempo.

10 - Fazer a chamada e preencher diários:

Em plena era da informática, esses duas coisas são totalmente ultrapassadas. Tudo isso pode ser feito online. Já existem escolas que aboliram o diário de classe, papeletas de notas e determinadas burocracias que ninguém lê. Só serve para perder tempo e contribuir com o desmatamento das florestas.

(by A. J. Rosário - 08/12/2008)



Fonte das imagens: Google

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google