quarta-feira, 15 de agosto de 2018

A Google monitora todos os seus movimentos mesmo quando você pede para parar, aprenda como desativar

É sempre a velha e mesma história. A Google está sendo acusada de rastrear a localização de seus usuários mesmo quando você desativa tal configuração. Saiba como proceder.

fonte: The Next Web, crédito: Patrik Nygren / Flickr

De acordo com a Associated Press, se você estiver usando um smartphone Android e/ou tiver aplicativos da Google instalados em seu dispositivo, é quase certo que a gigante das buscas rastreará constantemente a sua localização, mesmo que você tenha desativado essa configuração.

A história vem da pesquisadora de pós-graduação da UC Berkeley, K. Shankari, que mantinha o controle de seus movimentos em seu smartphone enquanto ela havia desativado o histórico de Localização. Ao fazer um post no seu blog em maio, ela disse que, em determinado momento, a Google a levou a avaliar uma viagem de compras à Kohl's, algo que a empresa só poderia conhecer se tivesse rastreado a sua localização.

Assim, a Associated Press traçou os movimentos de outro pesquisador com configurações semelhantes em seu telefone e descobriu que eles conseguiam seguir seus passos em torno de Nova York. Não deveria funcionar assim, pois infelizmente o preço a pagar pelos serviços gratuitos é sua informação, mas, com as ofertas da Google, as pessoas deveriam poder escolher se desejam compartilhar dados com a empresa. Rastrear clandestinamente seus usuários é simplesmente algo do mal.

Como esperado, oa Google afirma que isso é explicado claramente quando coleta dados sobre usuários de dispositivos móveis. Mas se a empresa quisesse ser sincera, seria mais fácil desativar todos os tipos de rastreamento de localização com um único switch.

Em vez disso, desativar o Histórico de Localização interrompe apenas alguns desses rastreamentos. Você também pode desativar o acompanhamento do que a Google chama de Atividade na Web e de apps seguindo as instruções nesta página.

O problema é que tem muitos modelos de dispositivos Android, e a abordagem ligeiramente difere muito entres eles, por causa das customizações que as fabricantes fazem em seus smartphones. Muitos podem não encontrar no menu "Configurações" do smartphone, e sim no aplicativo da Google, e assim fica fácil, é só ir em "Configurações" e procurar a opção em "Dados e personalização" >> "Controles de atividade".

fonte: The Next Web

A configuração está definida como "ativada" por padrão. É só desativar, mas não está claro se isso apagará retroativamente todos os dados de localização que a Google já deve ter coletado sobre você.

Esse é o grande problema do Android, o fato de que qualquer fabricante possa manipular o sistema operacional ao seu bel prazer, e o usuário comum encontra dificuldades nas configurações do dispositivo. Sabemos que não só a Google, mas qualquer outra empresa da internet ganha dinheiro com os dados de seus clientes, por isso deveria ficar bem claro para o usuário o caminho claro para desativar certas configurações.

A Google deveria proibir as mudanças no SO por parte das fabricantes e não criar um aplicativo em separado com outras configurações.

fonte: The Next Web


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google