quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Os novos recursos de segurança do Chrome permitem que a Google analise as extensões que você usa

No começo dessa semana, a Google anunciou seus planos para acelerar seus mecanismos de segurança no Chrome para facilitar a prevenção e recuperação de infecções de software indesejáveis.

fonte: The Next Web
Mas ao mesmo tempo, essas mesmas medidas implementadas para nos proteger também estão permitindo que a Google verifique precisamente quais as extensões que baixamos para nossos navegadores e como as usamos.

Esse aumento das defesas antivírus ocorre apenas uma semana após a publicação de relatórios que uma extensão de adblock malicioso na Chrome Store foi bem-sucedida em mais de 37.000 vezes. A questão mais urgente, no entanto, era que havia centenas de outras instâncias infecciosas do mesmo aplicativo ainda na natureza. É exatamente isso que as novas adições de segurança foram projetadas para negar. Mas isso não quer dizer que essas medidas venham sem ressalvas.

O primeiro recurso faz com que se torne mais difícil para as extensões fazer as alterações nas configurações do seu navegador. Para evitar que tais aplicativos sejam adulterados com sua configuração do Chrome, o navegador agora procurará ativamente detectar quando as extensões fizeram alterações sem seu consentimento e oferecer para reverter todas as alterações com um clique.

fonte: The Next Web

A segunda adição de segurança baseia-se no já existente recurso Chrome Cleanup, o que facilita a remoção do software incluindo o que as extensões de terceiros instalaram no seu sistema sem o seu conhecimento. O recurso Cleanup redesenhado torna este processo mais simples e rápido.

fonte: The Next Web
Isso nos leva ao último e mais preocupante recurso de segurança que é o mecanismo de limpeza atualizado.

A Google colaborou com a empresa de segurança ESET (cujo software de antivírus do Mac foi recentemente descoberto como suscetível a ataques) para atualizar a tecnologia sandbox do Chrome com o algoritmo de detecção da ESET, projetado para explorar violações e remover software ofensivo.

Como alguns usuários apontaram, o mecanismo de limpeza atualizado funciona essencialmente como os filtros anti-malware SmartScreen da Microsoft no Windows 10. Ao contrário da Microsoft, ainda não está claro se a Google dará aos usuários do Chrome a exclusão desta configuração.

Mas aqui está o principal problema: para realizar esta análise de detecção corretamente, o Chrome estará digitalizando todos os softwares que você baixou e gravando ativamente esses dados.

Será que devemos ficar preocupados com todos esses dados que a Google está coletando? Em uma conversa recente no centro tecnológico TQ de Amesterdão (aviso: TNW fundou TQ), o presidente executivo da Alphabet e ex-CEO do Google, Eric Schmidt, era vocal, o motor de busca do peso pesado é confortável para tirar a maior parte do dinheiro da publicidade.

"Estamos no negócio de propaganda e nós amamos a propaganda", disse Shmidt.

Mas enquanto a Google tem o prazer de continuar empilhando o capital de seus fluxos publicitários, devemos manter uma dose saudável de ceticismo quando consideramos as implicações que este modelo de negócios tem para nós, os usuários.

Você sabe o que eles dizem: "Se você não é o cliente, você é o produto".

Seja ou não incomodar você em um nível pessoal, a Google faz o seu dinheiro estudar nossos desejos e atendê-los de forma mais eficaz ou capacitar outras empresas para fazê-lo.

Sim, a Google ainda se preocupa em melhorar sua linha de serviços, mas há um incentivo adicional para monitorar e analisar como usamos esses produtos: o que fazemos, como o fazemos, por que gostamos de fazê-lo e o que nos mantém voltando para mais é o combustível que a empresa Mountain View precisa continuar crescendo e sua abordagem de escala agressiva requer grandes quantidades disso.

De certa forma, isso também é o que os novos recursos de segurança trazem para o Chrome: melhor funcionalidade para os usuários e informações mais flexíveis para o fabricante.

Claro, o Google quer dirigir sua atenção exclusivamente para o que beneficia você, e não eles. Afinal, o seu sucesso depende da sua aceitação dócil de que a funcionalidade é mais importante para você do que a privacidade.

fonte: The Next Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google