quinta-feira, 21 de setembro de 2017

A Wikipedia é sim, uma fonte de ciência, provam pesquisadores do MIT

Esqueça o que sua escola ou o seu professor ou o seu youtuber favorito diz sobre a Wikipédia. Uma pesquisa do MIT prova que a Wikipedia é realmente uma fonte científica de alto valor.

fonte: The Next Web
Pesquisadores do MIT e da Universidade de Pittsburgh lançaram ontem um artigo que mostra uma correlação direta entre a informação disponibilizada na Wikipédia e a probabilidade desse trabalho ser referenciado numa futura literatura científica. O núcleo da busca dos pesquisadores era determinar se um repositório grande e facilmente acessível, como a Wikipédia, proporcionava um benefício tangível aos pesquisadores. Os resultados indicaram claramente que sim!

O professor Neil C. Thompson, da Sloan School no MIT, disse em um comunicado de imprensa:

"A nossa pesquisa mostra que os cientistas estão usando a Wikipedia e que ela está influenciando como eles escrevem sobre a ciência que estão produzindo. A Wikipedia não é apenas um registro do que está acontecendo na ciência, ela está realmente ajudando a moldar a ciência."

Para determinar isso, eles realizaram um experimento onde levaram uma grande quantidade de artigos acadêmicos e os separaram pela metade. Uma porção que publicou na Wikipedia enquanto o outro foi retido. Após um período de saturação, eles conseguiram determinar que os artigos da Wikipedia não só influenciaram os trabalhos publicados depois de serem criados, mas a taxa em que o efeito ocorreu foi uma em cada 200 palavras.

Os pesquisadores também reconheceram os desafios envolvidos com o estudo; eles não conseguiram usar métodos tradicionais de coleta de dados porque a maioria dos acadêmicos não citam a Wikipedia como fonte.

Os padrões universitários do MIT até alertam os alunos de que é inaceitável usar a Wikipedia como algo mais do que uma fonte de "conhecimento comum".

Talvez a conclusão mais importante da pesquisa venha na forma de provar que a acessibilidade é tudo. Quando a informação é enviada para uma fonte que, mesmo as nações subdesenvolvidas, têm acesso - ao contrário de confiar em programas governamentais ou Universidade - os benefícios são mensuráveis ​​em meses.

Embora o status quo ainda é publicação de artigos em publicações que funcional por paywall, fica claro que todos se beneficiam quando a pesquisa é compartilhada. A moeda da ciência é informação e este estudo representa a prova de que uma maré crescente eleva todas as embarcações!

fonte: The Next Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google