sábado, 10 de abril de 2010

A velocidade de carregamento agora interfere no Pagerank

Desde ontem, o Google começou a ranquear os sites com mais um novo algorítmo de pesquisa denominado de "Site Speed", que irá refletir a rapidez de um site ao responder os pedidos na web. Ou seja, o Pagerank tem mais uma métrica a ser levada em consideração

No post oficial do blog dos Webmasters do Google, eles recomendam usar as seguintes ferramentas abaixo, para verificar a rapidez de seu site/blog e também como diminuir ainda mais o tempo de carregamento:
  • Page Speed, um add-on de código aberto no Firefox/Firebug  que avalia a performance das páginas da web e fornece sugesntões para melhorá-las.
  • YSlow, uma ferramenta grátis do Yahoo! que dá sugstões de como melhorar a velocidade de seu site/blog
  • WebPagetest, que mostra uma visão da performance de caregamento das páginas mais um checklist de otimização.
  • No Webmaster Tools,  vá em Labs > Site Performance , que mostra como os usuários no mundo inteiro experimentam a velocidade do seu site/blog em um gráfico, como mostrado abaixo. Há também um artigo sobre isso: site performance.

No Twitter, eu fui buscar informações com gente que conhece do assunto e de peso relevante na blogosfera: J. Noronha, Teilor e o Jânio Sarmento. No breve bate papo em que se sucedeu, aprendi que certas urls corroboram com a lentidão de um site, tais como vídeos do You Tube e links de imagens armazenadas em diversos servidores. Ou seja, ou você tem um servidor rápido para armazenar seus arquivos ou vai ficar sujeito às intempéries da web.

Como o meu blog é hospedado nos servidores do Google, nada mais plausível do que hospedar imagens e scripts nele mesmo. As imagens (banners de parceiros, imagens do blog) dentro do Picasa e os scripts no Google Sites. Se isso resolve o problema eu não sei, mas vale a pena tentar.

Quem usa Wordpress em hospedagem paga, tem que ter servidores rápidos, e aí cada um tem que verificar qual é a melhor empresa na qual vai confiar o seu site/blog.

De acordo com o Google, no momento, o site speed ainda não tem muita relevância no rank, e ele no momento ele se aplica apenas aos visitantes que fazem buscas em inglês, no Google.com, onde aproximadamente 1% delas foram afetadas. Muitos nem devem ver mudanças nos ranks no momento, mas no futuro...

Semanas atrás, o Blogger implementou a auto paginação em seus blogs, e foi tamanha a rapidez com que isso foi feito, algo lembrado pelo Teilor no Twitter, ou seja, já estava se ajustando à nova realidade. Mas nem tudo são flores...

Ao fazer o teste com o Page Speed neste blog, além dos scripts e das imagens, o que mais causa lentidão são as tags do Google Adsense e do Google Analytics, justamente dois produtos da empresa. Algo bem paradoxal para mim, mas acredito que eles ainda devam estar implementando esse recurso à todos os seus produtos... Assim espero!

Mas, e quanto à essa declaração?

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google