domingo, 27 de setembro de 2009

10 motivos pelos quais eu odeio o Wordpress


Eu não tenho nada contra o Wordpress ou qualquer outra plataforma usada para criar e lançar conteúdo na internet. O B2Evolution, por exemplo me fascinou. Quando eu tiver tempo, vou até dar uma pesquisada mais profunda nessa nova plataforma.

Mas o meu problema com o Wordpress começou quando tentei usá-lo em  três ocasiões e acabei jogando a toalha. Seu editor de posts não é tão intuitivo como muitos dizem, seu sistema de comentários é precário e o fato de usar php também me fez ficar com um pé atrás.

Entendam porque eu acabei odiando essa plataforma de blogs, e se eu estiver falando alguma besteira, lembre-se que é a minha opinião que está inserida. Espero que ao discordarem dos ítens, forneçam-me dados reais e por favor, sem ataques; se houver xingamentos, deletarei os comentários mesmo que não sejam de anônimos.

10 motivos pelos quais eu odeio o Wordpress

1- Sistema de comentários precário

O sistema de comentários do Wordpress é muito pobre simples, na minha sincera opinião. Só a opção nome/email/url não me satisfaz. Não há opção de comentar em outro sistema. O Blogger, por sua vez, oferece várias opções, mas peca no quesito anônimo, pois esta opção está atrelada ao nome/url. Apesar de ser a favor da liberdade de expressão, digo que deveria ser proibido comentar no anonimato.

2 - Não se permite customização de CSS

Eu sou uma pessoa que adora colocar a mão na massa, mexer em códigos, acertar aqui e ali, saber customizar um template é algo indispensável. Te dá mais poder. No Wordpress tudo está pronto, você escolhe templates disponibilizados e morre com eles. Eu quero ter a opção de meter o meu bico aonde eu quiser, e o Blogger me permite isso.

3 - Não aceita códigos javascripts

Apesar de reconhecer que os códigos javascripts em demasia faz seu blog demorar para carregar, eles são imprescindíveis em algumas ocasiões. Eles dão mais dinamismo à página, coisa que não aconteceria usando só HTML e CSS.

4- Não há suporte para widgets de terceiros

No Wordpress não existe widgets, e sim plugins que são disponibilizados pelo próprio painel de controle, e para customizá-los é uma tortura. Já no Blogger, é tudo uma maravilha. Qualquer tipo de customização pode ser feito, e a introdução de qualquer widget é muito intuitiva, você não precisa de ser um grande conhecedor de códigos e linguagens, mas se for, você arrebenta a boca do balão.

5- Não se permite monetização

O Wordpress não permite a inserção de anúncios publicitários. Li em algum lugar que um dos motivos de não permitir a monetização é porque eles não querem encorajar os spams.

6 - Não ter templates não customizáveis

No Wordpress você tem que se contentar com os templates que são fornecidos. Já no Blogger, você tem a liberdade de usar o template que você quiser e customizá-lo como bem entender.

7- Ter tempo de indexação maior

Nesse caso o Blogger leva uma vantagem suprema porque usa os servidores do do Google. Qualquer blog criado no Blogger já é indexado em menos de 24h. Se bem que dizem que isso é lenda.

8 - Ter um editor de texto complicado

Nunca me acostumo com o editor de texto do Wordpress, ele não é tão intuitivo quanto o do Blogger, especialmente o novo. Eu simplesmente travo na hora de escrever nele pois é difícil reconhecer nele as funções mais básicas. Sim, podem me chamar de anta. E pelo que eu saiba, o Wordpress não permite a republicação de posts e nem a postagem via email.

9 - Há limite de banda e espaço em disco

Blogs no Wordpress.com possui limite de banda e espaço em disco, já que não dispõem do poderio do Google. Até onde eu saiba, isso não acontece no Blogger. Apesar de haver um limite por exemplo das imagens hospedadas no Picasa, é tão grande que eu nem mesmo usei 10% da capacidade.

10 - Blog profissional com domínio próprio

Dizem que se você quiser ter um blog profissional, você tem que pagar hospedagem e usar o Wordpress. Falácia, pura falácia!

Você pode no Blogger contruir templates tão profissionais quanto aos do Wordpress, e com uma vantagem: o serviço já hospeda o seu blog. Quer mudar o domínio para tirar o blogspot do endereço? Sim. isso é permitido.

Muitos que destratam o Blogger são na maioria ou donos de hospedagens ou pessoas que devem estar recebendo comissão para promover tal empresa.

Na boa? Escolha a opção que mais atenda às suas necessidades e seja feliz.

E que fique bem claro que quando me refiro ao Wordpress, estou falando da plataforma gratuita, que é o WordPress.com, semelhante ao Blogger. No caso do Wordpress.org, ele permite que você baixe o software no intuito de hospedar num domínio próprio, e nesse caso é pago e você tem o poder em suas mãos para fazer o que quiser.

Mas para continuar num serviço grátis, o Blogger é infinitamente melhor superior que o Wordpress, e tenho dito!

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google